EXPEDIENTE, FICHA CATALOGRÁFICA, APRESENTAÇÃO

Autores

Resumo

As primeiras palavras em qualquer texto sempre causam dúvida para quem as escrevem. Não é diferente para uma apresentação de dossiê. Mesmo que, como é pacífico na academia e em qualquer outro campo social, agradecer seja o primeiro ato a fazer após uma dádiva, uma troca, uma dedicada atenção ou a qualquer outro ato de cuidado especial ou de desinteressado objetivo (um ato não interesseiro em sentido gramsciano). Porém, a primeira dúvida permanece: como agradecer a tantos apoios, préstimos e doações? Especialmente após termos recebido abnegada confiança de tantas pessoas e instituições envolvidas neste projeto editorial.

Assim, com o risco de não sermos gratos o suficiente e por deixarmos de anotar nossa gratidão a quem devemos, primeiramente agradecemos ao Eixo 6 da Rede Universitas/BR por nos ter nomeados como representantes do grupo de pesquisadores para a organização deste dossiê. Segundo, agradecemos à Equipe Editorial da Revista Inter-Ação, pelo aceite de nossa proposta de dossiê, e ao Editor Administrativo da Revista Inter-Ação, Rodrigo Gouvêa Rodrigues, pela generosa atenção e por todo trabalho técnico para a consecução de nossas tarefas. Agradecemos, de maneira especial, aos autores e autoras que nos proporcionaram suas criações científicas para serem publicadas neste dossiê e aos pareceristas que assimilaram a carga de trabalho na elaboração de ricos e cuidadosos relatórios de apreciação e avaliação.  Por fim, agradecemos às Instituições de Educação Superior e agências públicas de fomento que propiciaram todo tipo de suporte para os autores e as autoras em suas investigações, e à própria Revista Inter-Ação, que é e está sendo, no caso deste dossiê, um primordial veículo de comunicação de resultados de pesquisa.

Este dossiê de artigos, que ora se apresenta, teve como objetivo explorar as complexas relações entre a produção do conhecimento, o campo da educação superior e os modos de regulação de políticas educacionais. Neste contexto, havíamos convidado publicamente, conforme o portal da Revista Inter-Ação, pesquisadores a contribuir com artigos que abordassem essas questões que são fundamentais à educação superior, à pesquisa acadêmica, às políticas educacionais e aos seus impactos na produção e disseminação do conhecimento.

Como é sabido, o campo da educação superior enfrenta desafios significativos no mundo contemporâneo. Assim, compreender as dinâmicas que envolvem a produção do conhecimento e a regulação de políticas educacionais é essencial para a formulação de estratégias e projetos de País. Este dossiê, conforme cada leitor poderá conferir, buscou aprofundar a discussão sobre temas cruciais da educação superior e da produção científica.

A educação superior é vital para o desenvolvimento econômico, social e cultural, mas está sujeita a pressões crescentes relacionadas à globalização, às demandas do capitalismo, ao avanço tecnológico e às crises e mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais. Nesse contexto, as políticas educacionais representam regulações e determinações no espaço de disposições do campo da educação superior, inclusive as instituições de educação superior (IES) públicas e privadas.

Além disso, a produção de conhecimento nas universidades desempenha papel fundamental na construção do saber e no avanço científico na sociedade. Portanto, entender como as políticas públicas afetam a pesquisa acadêmica e a educação superior é essencial para garantir que as IES possam cumprir suas missões consagradas pela Constituição da República Federativa do Brasil.

De acordo com a temática do dossiê, “O campo da educação superior, a produção do conhecimento e os desafios contemporâneos”, os artigos trouxeram contribuições sobre variados tópicos, entre os quais, destacamos: “Una Aproximación al Panorama Internacional de La Educación Superior Pública en Chiapas/México”, de Egeslaine de Nez e Diana Jiménez; “Universidades de Classe Mundial nos EUA e no Brasil: Resistências Sindicais ao Modelo”, de Moisés Mazza, Aryanne Oliveira e Savana Melo; “Rankings Acadêmicos Internacionais como Reguladores da Educação Superior: Uma Análise Acerca dos Seus Usos em Deliberações Sobre Políticas Institucionais”, de André Martins e Gladys Barreyro; “Internacionalização na Esteira da Avaliação Regulatória da Pós-Graduação no Brasil”, de Edineide Jezine e Wlly Barbosa; “Internacionalização da Pós-Graduação e a Política Educacional para Refugiados: Análise do Programa Emergencial de Solidariedade Acadêmica – PESA”, de Rômulo de Azevedo e João de Oliveira; “Capitalismo Acadêmico e a Competição Alienante entre Professores-Pesquisadores nos Rankings de Educação Superior”, de Everton Fargoni, João Júnior e Afrânio Catani; e “Cooperação Científica no Sul Global: Por Uma Outra Internacionalização”, de Juliana Souza, José Cossa e Cibele Rodrigues.

Vale notar que, para além dos proponentes deste dossiê que são vinculados a Instituições de Educação Superior localizadas em três diferentes regiões do País, a saber, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Nordeste; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Sudeste; e Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Sul, as autorias de artigos revelam a mesma diversidade regional e, também, de assuntos abordados. Algo que, não é ocioso reafirmar, reflete a mesma diversidade da Rede Universitas/BR e do Eixo 6 desta Rede, denominado “Novos modos de regulação e as tendências em construção no campo da produção do conhecimento”, cujos objetivos são:

 

  • Examinar as políticas e ações no campo universitário brasileiro, nos domínios da graduação e da pós-graduação, CT&I e produção do conhecimento, tendo em vista compreender as lógicas e tendências em curso;
  • Mapear e analisar os modos de regulação (internacionais, nacionais e locais), assim como os marcos legais, que configuram os processos, mecanismos e ações no âmbito da produção do conhecimento acadêmico-científico;
  • Analisar as práticas institucionais, organizacionais e docentes no âmbito da produção do conhecimento, decorrente dos novos modos de regulação e políticas vigentes;
  • Analisar a produção do conhecimento no Brasil, considerando a emergência de um novo tipo de conhecimento com origem na economia mundializada, suas interfaces com as corporações mundiais e fundos financeiros, por meio do exame da produção cientifica brasileira e de seu financiamento;
  • Examinar as consequências para a gestão e a avaliação da pesquisa e da pós-graduação, tendo em vista as possíveis mudanças no habitus e no modus operandi do campo científico-universitário no contexto da mundialização da educação superior.

               

Para ilustrar, registra-se, nesta apresentação, que a Rede Universitas/Br, a qual o Eixo 6 vincula-se, é caracterizada como uma rede acadêmica que conta com pesquisadores, muitos deles agraciados com financiamentos e bolsas do CNPq, de diversas Instituições de Educação Superior de todas as regiões do país, e nasceu no seio do Grupo de Trabalho (GT-11) “Políticas de Educação Superior” da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

A Rede Universitas/BR vem se estruturando desde o início dos anos 1990, a partir de projetos acadêmicos de pesquisa integrados, o que tem resultado em seminários, publicações coletivas, formação de grupos, núcleos e diretórios de pesquisa, constituição de linhas de pesquisa em programas de pós-graduação e formação de estudantes no âmbito da iniciação científica e dos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, diretamente ligados aos pesquisadores da Rede (http://www.redeuniversitas.com.br/).

Desta forma, este dossiê, de maneira pertinente e relevante, como pode-se depreender pela leitura dos artigos, está vinculado ao escopo da Revista Inter-Ação e, esperamos, possa contribuir para o avanço do conhecimento e para o debate na área de Educação, principalmente para a Educação Superior.

Por fim, gostaríamos de enfatizar que as autorias nesse dossiê não se restringiram ao Eixo 6 da Rede Universitas/BR. Nosso chamado proporcionou a submissão de 80 (oitenta) artigos e, desses, 19 foram aprovados para publicação, os quais, como já foi destacado, são provenientes de variados estados e regiões do País e do exterior.

Desejamos ótima e inspiradora leitura dos artigos deste dossiê.

Alda Maria Duarte Araújo Castro

 Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professora Visitante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

José Carlos Rothen

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mário Luiz Neves de Azevedo

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Organizadores do dossiê em nome do Eixo 6 da Rede Universitas/BR.

Rodrigo Gouvêa Rodrigues

Universidade Federal de Goiás (UFG) e Editor Administrativo da Revista Inter-Ação

Tradutor da Apresentação (Inglês e Espanhol)

Goiânia/GO, setembro de 2024.

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Biografia do Autor

Alda Maria Duarte Araújo Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil / Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, aldacastro01@hotmail.com

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós Doutorado na Universidade de Coimbra. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora integrante da Rede Universitas/Br. Professora Visitante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, josecarlos@rothen.pro.br

Pós-doutorado na Université de Strasbourg, doutorado em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista produtividade CNPq.

Mario Luiz Neves de Azevedo, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, mlnazevedo@uem.br

Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) junto ao Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa (bolsa-sanduíche/CAPES) no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP-França). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado na Universidade de Cambridge (Inglaterra). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior (GEDUC) certificado pelo CNPq. Participa da Rede Universitas/BR. Pesquisador do CNPq.

Rodrigo Gouvêa Rodrigues, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, rodrigogouvea@ufg.br

É Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG). Possui Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2018), 2 Licenciatura em Letras/Inglês e suas respectivas literaturas pelo programa PARFOR (UFMT/Sinop, 2016),  Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Sinop (2012), Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Goiás (UFG/Goiânia), lotado na Faculdade de Educação (FE) e atuando como Editor Administrativo da Revista Inter-Ação.

Publicado

2024-09-03

Como Citar

CASTRO, A. M. D. A.; ROTHEN, J. C.; AZEVEDO, M. L. N. de; RODRIGUES, R. G. EXPEDIENTE, FICHA CATALOGRÁFICA, APRESENTAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. I-IX, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80398. Acesso em: 18 set. 2024.

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