v. 49 n. ed.especial (2024): EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E ESTADO AUTORITÁRIO: 60 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL

					Visualizar v. 49 n. ed.especial (2024): EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E ESTADO AUTORITÁRIO: 60 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL

Este número especial recebeu trabalhos que fizeram articulação entre Educação, Democracia e Estado Autoritário no Brasil com distintas concepções e abordagens no campo das ciências humanas e áreas interessadas. Reunimos um conjunto de artigos que tratam do tema da ditadura e dos 60 anos do Golpe Militar no Brasil, atualizando o debate sobre o autoritarismo e a hipermilitarização da sociedade brasileira, inclusive da educação pública, problematizando as relações entre educação e democracia em tempos presente de lutas e resistências.

Publicado: 2024-09-01

Expediente

Dossiê

  • “ASSIM, POR SOLIDARIEDADE” MEMÓRIAS DE MULHERES SOBRE A DITADURA MILITAR (1964-1985)

    Diane Valdez; Keides Batista Vicente
    481-498
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79045
  • EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA E DESMOCRATIZAÇÃO: O ATAQUE NEOCONSERVADOR ÀS POLÍTICAS DE GÊNERO NO BRASIL

    Neiva Furlin
    499-520
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78522
  • EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E CONSERVADORISMO: UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DOS 60 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL, SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA FRANKFURTIANA

    Gessione Alves da Cunha, Estelamaris Brant Scarel
    521-534
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78918
  • 50 ANOS DA TERCEIRA CAMPANHA (1974-2024): O EXTERMÍNIO DA GUERRILHA DO ARAGUAIA E A CONTRAPOSIÇÃO AO SILENCIAMENTO FORÇADO

    Vinícius Carluccio de Andrade, Vicente Eudes Lemos Alves
    535-550
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78502
  • RETÓRICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO: O SIGNIFICADO EDUCATIVO DO 31 DE MARÇO, DE CARLOS FREDERICO MACIEL (CRPE-RECIFE)

    Luciano Mendes de Faria Filho, Raylane Andreza Dias Navarro Barreto
    551-567
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78720
  • A ESCOLA COMO MEIO OPERACIONAL DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985)

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Sidinei Cruz Sobrinho
    568-584
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79057
  • O GOLPE DE 1964 E O SEQUESTRO DA EDUCAÇÃO PELO CAPITAL: O CASO DA REFORMA UNIVERSITÁRIA NO BRASIL

    Marco Antônio de Oliveira Gomes, Italo Ariel Zanelato, Alessandro Santos da Rocha, Maria Cristina Gomes Machado
    585-603
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78917
  • FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NO BRASIL DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR

    Daniel Junior de Oliveira, Elisabeth Maria de Fátima Borges
    604-620
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79148
  • A POLISSEMIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO DE GOVERNOS AUTORITÁRIOS: A EDUCAÇÃO COMO TRANSMISSORA DE IDEOLOGIAS DITATORIAIS E COMO INSTRUMENTO PARA A DEMOCRACIA

    Maria Eduarda Barros de Oliveira, Núbia Silva dos Santos
    621-633
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78328
  • PAULO FREIRE EM TEMPOS NEOCONSERVADORES

    Rosa Maria Azevedo, Tânia Mara de Bastiani
    634-647
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78347
  • POLÍTICA OLIGÁRQUICA NO MARANHÃO: OS DISCURSOS DA DITADURA PARA O ENSINO PRIMÁRIO ENTRE OS ANOS 1960-1970

    Rosyane de Moraes Martins Dutra
    648-658
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79022
  • JOVENS ESTUDANTES DO IEG: MEMÓRIAS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE MULHERES NO MOVIMENTO ESTUDANTIL NO PERÍODO DE 1964 A 1968

    Fabíola Peres da Cruz, Cláudia Valente Cavalcante
    659-676
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78899
  • SUBVERSIVOS AO REGIME OU TESTEMUNHAS DO REINO? OS BISPOS CATÓLICOS E A DITADURA MILITAR BRASILEIRA

    César Evangelista Bressanin, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
    677-693
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79058
  • LIVROS, ARMAS, EDUCAÇÃO: SOBRE UM DISPOSITIVO REGRESSIVO

    Alexandre Fernandez Vaz, Nubia Almeida Lourenço, Leonardo Cartagena Miron
    694-708
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78901
  • A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: O PASSADO-PRESENTE DA DITADURA MILITAR

    Ramon Lamoso de Gusmão
    709-730
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78910
  • REFORMA E NORMATIZAÇÕES EM CONTEXTO REACIONÁRIO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE ARTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS

    Charles Immianovsky
    731-746
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78277
  • MILITARISMO-POPULISMO E SEUS REFLEXOS A PARTIR DA EDUCAÇÃO

    Greice Martins Gomes
    747-762
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78951
  • O GOLPE MILITAR E A UNIVERSIDADE DO ESTADO DA GUANABARA (UEG)1: MEMÓRIA NECESSÁRIA

    Deise Mancebo
    763-778
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79040
  • O PROCESSO DE MILITARIZAÇÃO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: A DEMARCAÇÃO DE TERRITÓRIO DA AGENDA NEOCONSERVADORA

    Johnny Chaves de Oliveira, Janaina Moreira de Oliveira Goulart , Nathalia Christine Santos Corrêa da Silva
    779-793
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78923
  • “MULHER NÃO TEM OPINIÃO DENTRO DE UM COLÉGIO MILITAR”: GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E AFETOS NA ESCOLA MILITARIZADA

    Maria Izabel Machado, Jéssica Rodrigues da Silva Bueno
    794-808
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79050

Artigos

  • PROMOVENDO ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO ASSISTIVO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM CURSOS DE ENGENHARIA

    Giordano Muneiro Arantes, Luiz Cesar Martini
    809-823
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79074
  • DA PROFISSIONALIZAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: EM DESTAQUE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

    Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Geovana Ferreira Melo, Solange Martins Oliveira Magalhães
    824-838
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.60130
  • DISJUNÇÕES DO POVO, VIDAS PRECÁRIAS E ESCOLA PÚBLICA

    Glaurea Nádia Borges de Oliveira
    839-853
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79556
  • NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO COMO TRATAMENTO ANALÍTICO DOS DADOS QUALITATIVOS NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS

    Lívia Gonçalves de Oliveira, Renata Esteves Lobato, Edileuza Fernandes Silva
    854-869
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78874
  • DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO FINANCIAMENTO DO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA BAHIA

    Antônio de Macêdo Mota Júnior, Sergio Henrique Conceição
    870-885
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79289
  • RESISTIR E (RE)EXISTIR: REFLEXÕES DE ALTERIDADE E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS

    Karoline Santos Rodrigues, Olira Saraiva Rodrigues
    886-899
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79028
  • INTERSECÇÕES ENTRE RACISMO E GORDOFOBIA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ANTIGORDOFÓBICA

    Sulamita Rosa da Silva, Maria Luisa Jimenez Jimenez, Suyanne Héria Vieira de Souza
    900-917
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79439
  • NOBREZA NEGRA EM BRIDGERTON: UMA ANÁLISE SOBRE CONSUMO DA IMAGEM NEGRA A PARTIR DE COMENTÁRIOS DE INTERNAUTAS

    Henrique Ferreira da Silva, Iara Tatiana Bonin
    918-934
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.76631
  • PSICOPEDAGOGIA EM AÇÃO: EXPLORANDO ÁREAS DE INTERVENÇÃO E IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

    Rodger Roberto Alves de Sousa
    935-950
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78795