MILITARISMO-POPULISMO E SEUS REFLEXOS A PARTIR DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78951

Palavras-chave:

Populismo; Militarismo; Análise Crítica do Discurso; Educação.

Resumo

Utilizando-se da Análise Crítica do Discurso, este estudo investigou os efeitos do acoplamento do Bolsonarismo com o militarismo a partir da forma como professores e militares são representados em textos relativos ao Programa Nacional da Escolas Cívico-Militares (Pecim). Os resultados evidenciam como se dá a sobrevalorização da imagem dos militares como defensores de um ideal de pátria e nação acompanhada de modos de desvalorização dos professores caracterizados como desviantes de seu fazer técnico-profissional. Como demonstra esta pesquisa, tais formas de representação produzem efeitos práticos na dinâmica escolar ao mesmo tempo que disseminam conteúdos ideológicos antipluralistas, moralistas e anticientificistas a partir destes locais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greice Martins Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, greice.martins.gomes@gmail.com

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com sanduiche pela universidade de Coimbra, Portugal (UC-PT), Especialista em Psicologia Organizacional e Graduada em Administração. 

Referências

ALMEIDA SANTOS, C.; ALVES, M.; MOCARZEL, M.; MOEHLECKE, S. Militarização das escolas públicas no Brasil: um debate necessário. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.35. n. 3, p. 580-591, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol35n32019.99295. Acesso em: 3 nov. 2022

ANDRADE, D. P. Neoliberalismo e guerra ao inimigo interno: da Nova República à virada autoritária no Brasil. Caderno CRH, n. 34, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.9771/ccrh.v34i0.44901. Acesso em: 3 nov. 2022

BOER, N. Militarismo e clericalismo em mudança e sua repercussão na educação. São Paulo: T.A. Queiroz, 1980

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n° 2.015. Brasília: Ministério da Educação, 2019 Disponível em: https://bit.ly/3VZbGUH. Acesso em: 3 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Manual das escolas cívico-militares (primeira edição). Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em https://bit.ly/3sz8K32. Acesso em: 3 nov. 2022

BRASIL. Ministério da Educação. Saiba quais são as 54 escolas que receberão o modelo cívico-militar do MEC. Brasília: Ministério da Educação, 2020b. Recuperado de https://bit.ly/41BEIw5.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n° 1071, de 23 de dezembro de 2020. Brasília. Ministério da Educação, 2020c. Disponível em: https://bit.ly/3W27EdU. Acesso em: 3 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Site do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Brasília: Ministério da Educação, 2021. Disponível em: http://escolacivicomilitar.mec.gov.br. Acesso em: 3 nov. 2022

CASTRO, C. O espírito militar: um estudo de antropologia social na Academia Militar das Agulhas Negras. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2021.

COSTA, J. F. A. Quem é o “cidadão de bem”?, Psicologia USP, v. 7, n. 32, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-6564e190106. Acesso em: 3 nov. 2022.

DA SILVA, J. Militarismo. In SANSONE, L.; Furtado, C. Dicionário crítico das ciências sociais dos países de fala oficial portuguesa. Salvador: Editora EDUFBA, 2014, p. 349-362.

FIQUEM SABENDO. Quem são e quanto recebem os servidores militares que atuam nas escolas cívico-militares. Don't LAI to Me #48, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3HAGeYo. Acesso em: 3 nov. 2022.

JOHNSON, B. The erotic as resistance: queer resistance at a militarized charter school. Critical Military Studies, v. 5, n. 3, 2019. Disponível em https://doi.org/10.1080/23337486.2019.1608702. Acesso em: 3 nov. 2022

LYNCH, C; CASSIMIRO, P. O populismo reacionário: ascensão e legado do bolsonarismo. São Paulo: Editora Contracorrente, 2022

MAZUI, G. Bolsonaro chama coronel Brilhante Ustra de 'herói nacional'. São Paulo, G1, 2019. Disponível em: https://bit.ly/40H2iq9. Acesso em: 3 nov. 2022

MUDDE, C. The far right today. Nova Jersey: John Wiley & Sons, 2019.

MUDDE, C.; KALTWASSER, C. R. Populism: a very short introduction. Oxford: Oxford University Press, 2017.

NEVES, F. Qual a diferença entre mal e mau? São Paulo: Dicionário Norma Culta, 2019. Disponível em: https://www.normaculta.com.br/mal-ou-mau/. Acesso em: 3 nov. 2022.

O GLOBO. Minoria no país, escolas cívico-militares têm orçamento triplicado. São Paulo, G1, 2022. Disponível e: https://bit.ly/3VU9cXs. Acesso em: 3 nov. 2022

ROCHA, J. C. Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político. Goiânia: Caminhos, 2021.

SANT, E; BROWN, T. The fantasy of the populist disease and the educational cure. British Educational Research Journal, v. 47, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1002/berj.3666. Acesso em: 3 nov. 2022.

SOLANO, E. Crise da democracia e extremismos de direita. São Paulo: Friedrich-Ebert-Stiftung, 2018.

VAN LEEUWEN, T. Legitimation in discourse and communication. Discourse & communication, v. 1, n.1, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1750481307071986. Acesso em: 3 nov. 2022.

VAN LEEUWEN, T. Discourse and practice: New tools for critical discourse analysis. Oxford: Oxford University Press, 2008.

VIEIRA, V; RESENDE, V. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, 2016.

Downloads

Publicado

2024-09-01

Como Citar

GOMES, G. M. MILITARISMO-POPULISMO E SEUS REFLEXOS A PARTIR DA EDUCAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 747–762, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.78951. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78951. Acesso em: 19 nov. 2024.