MILITARISMO-POPULISMO E SEUS REFLEXOS A PARTIR DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78951Palavras-chave:
Populismo; Militarismo; Análise Crítica do Discurso; Educação.Resumo
Utilizando-se da Análise Crítica do Discurso, este estudo investigou os efeitos do acoplamento do Bolsonarismo com o militarismo a partir da forma como professores e militares são representados em textos relativos ao Programa Nacional da Escolas Cívico-Militares (Pecim). Os resultados evidenciam como se dá a sobrevalorização da imagem dos militares como defensores de um ideal de pátria e nação acompanhada de modos de desvalorização dos professores caracterizados como desviantes de seu fazer técnico-profissional. Como demonstra esta pesquisa, tais formas de representação produzem efeitos práticos na dinâmica escolar ao mesmo tempo que disseminam conteúdos ideológicos antipluralistas, moralistas e anticientificistas a partir destes locais.
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