MILITARISMO-POPULISMO E SEUS REFLEXOS A PARTIR DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78951

Palavras-chave:

Populismo; Militarismo; Análise Crítica do Discurso; Educação.

Resumo

Utilizando-se da Análise Crítica do Discurso, este estudo investigou os efeitos do acoplamento do Bolsonarismo com o militarismo a partir da forma como professores e militares são representados em textos relativos ao Programa Nacional da Escolas Cívico-Militares (Pecim). Os resultados evidenciam como se dá a sobrevalorização da imagem dos militares como defensores de um ideal de pátria e nação acompanhada de modos de desvalorização dos professores caracterizados como desviantes de seu fazer técnico-profissional. Como demonstra esta pesquisa, tais formas de representação produzem efeitos práticos na dinâmica escolar ao mesmo tempo que disseminam conteúdos ideológicos antipluralistas, moralistas e anticientificistas a partir destes locais. 

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Biografia do Autor

Greice Martins Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, greice.martins.gomes@gmail.com

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com sanduiche pela universidade de Coimbra, Portugal (UC-PT), Especialista em Psicologia Organizacional e Graduada em Administração. 

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Publicado

2024-09-01

Como Citar

GOMES, G. M. MILITARISMO-POPULISMO E SEUS REFLEXOS A PARTIR DA EDUCAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 747–762, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.78951. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78951. Acesso em: 18 set. 2024.