NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO COMO TRATAMENTO ANALÍTICO DOS DADOS QUALITATIVOS NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78874Palavras-chave:
Dados Qualitativos; Método Crítico-Dialético; Núcleo de Significação; Pesquisas Educacionais.Resumo
O presente artigo objetiva discutir a adoção dos Núcleos de significação, como instrumento de tratamento analítico dos dados qualitativos em pesquisas educacionais de natureza crítico dialéticas. Em consonância com essa perspectiva analítica, opta-se pela pesquisa qualitativa e pelo Núcleo de Significação para a leitura e interpretação dos dados produzidos. Destaca-se a natureza aproximativa deste estudo, uma vez que se reconhece que as categorizações derivadas do uso do Núcleo de Significação enriquecem as análises em pesquisas educacionais. Conclui-se com os achados desta pesquisa que a aplicação dos Núcleos de Significação promove uma integração mais eficaz entre a abordagem crítico-dialética e o referido instrumento. Essa relação possibilita ao pesquisador desvelar a realidade como um conjunto de complexos permeados por contradições e mediações.
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