NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO COMO TRATAMENTO ANALÍTICO DOS DADOS QUALITATIVOS NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78874

Palavras-chave:

Dados Qualitativos; Método Crítico-Dialético; Núcleo de Significação; Pesquisas Educacionais.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a adoção dos Núcleos de significação, como instrumento de tratamento analítico dos dados qualitativos em pesquisas educacionais de natureza crítico dialéticas. Em consonância com essa perspectiva analítica, opta-se pela pesquisa qualitativa e pelo Núcleo de Significação para a leitura e interpretação dos dados produzidos. Destaca-se a natureza aproximativa deste estudo, uma vez que se reconhece que as categorizações derivadas do uso do Núcleo de Significação enriquecem as análises em pesquisas educacionais. Conclui-se com os achados desta pesquisa que a aplicação dos Núcleos de Significação promove uma integração mais eficaz entre a abordagem crítico-dialética e o referido instrumento. Essa relação possibilita ao pesquisador desvelar a realidade como um conjunto de complexos permeados por contradições e mediações.

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Biografia do Autor

Lívia Gonçalves de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, liviagoliveira03@gmail.com

Pesquisadora e Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília – UnB, professora da educação básica na Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal, Brasil.

Renata Esteves Lobato, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, renatalobato93@yahoo.com.br

Pesquisadora e Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília – UNB, professora de Arte da Secretaria de Educação e Estado do Distrito Federal, Brasil.

Edileuza Fernandes Silva, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, edileuzafeunb@gmail.com

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UNB, Brasil.

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Publicado

2024-09-01

Como Citar

OLIVEIRA, L. G. de; LOBATO, R. E.; SILVA, E. F. NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO COMO TRATAMENTO ANALÍTICO DOS DADOS QUALITATIVOS NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 854–869, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.78874. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78874. Acesso em: 18 set. 2024.