NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO COMO TRATAMENTO ANALÍTICO DOS DADOS QUALITATIVOS NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78874

Palavras-chave:

Dados Qualitativos; Método Crítico-Dialético; Núcleo de Significação; Pesquisas Educacionais.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a adoção dos Núcleos de significação, como instrumento de tratamento analítico dos dados qualitativos em pesquisas educacionais de natureza crítico dialéticas. Em consonância com essa perspectiva analítica, opta-se pela pesquisa qualitativa e pelo Núcleo de Significação para a leitura e interpretação dos dados produzidos. Destaca-se a natureza aproximativa deste estudo, uma vez que se reconhece que as categorizações derivadas do uso do Núcleo de Significação enriquecem as análises em pesquisas educacionais. Conclui-se com os achados desta pesquisa que a aplicação dos Núcleos de Significação promove uma integração mais eficaz entre a abordagem crítico-dialética e o referido instrumento. Essa relação possibilita ao pesquisador desvelar a realidade como um conjunto de complexos permeados por contradições e mediações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Gonçalves de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, liviagoliveira03@gmail.com

Pesquisadora e Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília – UnB, professora da educação básica na Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal, Brasil.

Renata Esteves Lobato, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, renatalobato93@yahoo.com.br

Pesquisadora e Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília – UNB, professora de Arte da Secretaria de Educação e Estado do Distrito Federal, Brasil.

Edileuza Fernandes Silva, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, edileuzafeunb@gmail.com

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UNB, Brasil.

Referências

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Y7jvCHjksZMXBrNJkqq4zjP/?lang=pt# Acesso em: 26 mar. 2024

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S.. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 26, n. 2, p. 222-245, jun. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932006000200006 Acesso em 12 mar. 2024.

AGUIAR, W. M. J.; ARANHA, E. M. G.; SOARES, J. R. Núcleos de significação: análise dialética das significações produzidas em grupo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 51, p. e07305, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/198053147305 Acesso em: 17 fev. 2024.

AGUIAR, W. M, J.; SOARES, J. R.; MACHADO, V. C.. Núcleos de significação: uma proposta metodológica em constante movimento. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 155, p. 56-75, jan./mar. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/198053142818 Acesso em: 20 mar. 2024.

BAUER, M. W; GASKELL, G.. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002

CURY, C. R. J.. Educação e contradição. São Paulo, Editora: Cortez e Autores Associados, 1989.

ENGELS. F. Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã. São Paulo: Boitempo, 2024.

FRIGOTTO, G.. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 7° ed. São Paulo, Cortez, 2001. p. 71-90.

GATTI, Bernadete Angelina. A construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília: Líber Livro, 2010.

LUDKE, Menga e ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2011

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2017.

MARX, K. Manuscritos econômicos filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, K. A miséria da filosofia. Introdução de José Paulo Netto. São Paulo: Global, 1985.

MARX, K. ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

PIRES. M. F. C. O materialismo histórico-dialético e a educação. Paradigmas de Interpretação da Realidade e Projetos Pedagógicos, UNESP, campus de Botucatu, 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32831997000200006 Acesso em 12 mar. 2024

SOUZA. J. V. Método materialista histórico-dialético e pesquisa em políticas educacionais. In: CUNHA, C., VIEIRA DE SOUSA, J., SILVA, M. A. O método dialético na pesquisa em educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2014, p 1-12.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2011.

Downloads

Publicado

2024-09-01

Como Citar

OLIVEIRA, L. G. de; LOBATO, R. E.; SILVA, E. F. NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO COMO TRATAMENTO ANALÍTICO DOS DADOS QUALITATIVOS NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 854–869, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.78874. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78874. Acesso em: 19 nov. 2024.