v. 46 n. ed.especial (2021): Paulo Freire - 100 anos: faces de uma práxis humanizadora

					Visualizar v. 46 n. ed.especial (2021): Paulo Freire - 100 anos: faces de uma práxis humanizadora
Publicado: 2021-10-05

Dossiê

  • CAMARADA PAULO FREIRE EM GOIÁS: ANDARILHAGENS PELO CERRADO

    Diane Valdez, Miriam Fábia Alves
    902-913
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.70196
  • PAULO FREIRE NA GENEALOGIA DA PEDAGOGIA DECOLONIAL: UMA LEITURA DE EXTENSÃO OU COMUNICAÇÃO?

    Bruno dos Santos Joaquim, Lucila Maria Pesce de Oliveira
    914-929
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68056
  • CONTRIBUIÇÕES DE FRANZ FANON E PAULO FREIRE PARA A EMERSÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

    Karine Kostuczenko, Daniela Ghisleni Figueiredo, José Wnilson Figueiredo
    930-945
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68180
  • A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E A HUMANIZAÇÃO EM FREIRE: CONSIDERAÇÕES E CONGRUÊNCIAS

    Márcia Maria Rodrigues Uchôa, Angélica Santos Ramacciotti
    946-961
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68357
  • A ATUALIDADE DA CONCEPÇÃO DE RADICALIDADE EM PAULO FREIRE NOS PRIMEIROS ESCRITOS NO EXÍLIO: DELINEAMENTOS PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS NA DIREÇÃO DA EMANCIPAÇÃO HUMANA

    Eliana de Sousa Alencar Marques, Josiane Sousa Costa de Oliveira, Luiz Jesus Santos Bonfim
    962-976
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68380
  • PEDAGOGIA DO OPRIMIDO 50 ANOS DEPOIS: A ATUALIDADE DE PAULO FREIRE

    João Paulo Guerreiro de Almeida, Severino Bezerra da Silva
    977-992
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68486
  • A PRESENÇA DA PAIDEIA NA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIDADÃ

    Ana Paula Waltrick, Vanice dos Santos, Maria Selma Grosch
    993-1008
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68487
  • PAULO FREIRE E AS CRIANÇAS: UM CONVITE À INFÂNCIA

    Marta Regina Paulo da Silva
    1009-1019
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68463
  • PAULO FREIRE E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSUL: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA

    Fabiana Celente Montiel, Adriano José Rossetto Júnior, Danielle Müller de Andrade, Mariângela da Rosa Afonso
    1020-1036
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67412
  • ENSINAR É CRIAR POSSIBILIDADES PARA A TRANSFORMAÇÃO: REFLEXÕES EM TORNO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

    Thamiris Izidoro da Silva, Viviane de Bona
    1037-1051
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67918
  • AS CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS DE PAULO FREIRE NO QUE SE REFERE AO DIREITO DO ADULTO À EDUCAÇÃO E O SEU MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO

    Carla Luz Salaibb Dotta, Elisete Enir Bernardi Garcia
    1052-1067
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67986
  • PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS ALUNOS PARA A PERMANÊNCIA NA EJA

    Josiane Regina de Souza Buzioli, Elvira Cristina Martins Tassoni
    1068-1085
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68193
  • DIÁLOGOS AUTO(TRANS)FORMATIVOS COM PROFESSORAS DE TURMAS MULTI-IDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ATUALIDADE DA OBRA FREIREANA E OS DESAFIOS À FORMAÇÃO INICIAL

    Juliana Goelzer, Celso Ilgo Henz
    1086-1101
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68512
  • EDUCAÇÃO FÍSICA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA APROXIMAÇÃO COM PAULO FREIRE

    Uirá de Siqueira Farias, Daniel Teixeira Maldonado, Graciele Massoli Rodrigues
    1102-1113
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68416
  • CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO DE PAULO FREIRE À ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS CEGOS

    Eliziane de Fátima Alvaristo, Elsa Midori Shimazaki, Lucia Virginia Mamcasz Viginheski, Jamile Santinello
    1114-1131
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68395
  • A HUMANIZAÇÃO EM PAULO FREIRE E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO PREVENTIVA INTEGRAL

    Tatiane Delurdes de Lima-Berton, Michelle Popenga Geraim Monteiro, Araci Asinelli-Luz
    1132-1146
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68400
  • ENSINO JURÍDICO EMANCIPATÓRIO: A PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO EM PAULO FREIRE E A SUPERAÇÃO DO BANCARISMO DOGMÁTICO TRADICIONAL DOS CURSOS JURÍDICOS

    Luiz Gustavo Tiroli, Adriana Regina de Jesus Santos
    1147-1163
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67735
  • PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: EXPERIÊNCIAS DODISCENTES EM TEMPOS DA PANDEMIA

    Simone Braz Ferreira Gontijo, Juliana Parente Matias
    1164-1177
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67914
  • ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO BASEADA EM PAULO FREIRE

    Lucas Socoloski Gudolle, Alessandra Blando, Sérgio Roberto Kieling Franco
    1178-1189
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68422
  • INCERTEZAS DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA À DISTÂNCIA: PROBLEMATIZAÇÃO DOS CÍRCULOS DE CULTURA DO LEFREIRE

    Hélio Junior Rocha de Lima, Hostina Maria Ferreira do Nascimento, Maria Cleonice Soares
    1190-1205
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68489
  • O PENSAMENTO FREIREANO NAS PESQUISAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA PARAENSE: DIÁLOGOS NO CAMPO DO CURRÍCULO

    Joana d'Arc de Vasconcelos Neves, Joyce Maria da Silva Conde, Alessandra Sampaio Cunha, Nivia Maria Vieira Costa
    1206-1223
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68307
  • POLÍTICA CURRICULAR E NEOLIBERALISMO: UMA CRÍTICA À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A PARTIR DO LEGADO FREIRIANO

    Lucilene Amarante, Andressa Garcia de Macedo, Jani Alves da Silva Moreira
    1224-1241
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68414
  • OS CÍRCULOS DE CULTURA EM GOIÂNIA: MEMÓRIAS DA CONTRIBUIÇÃO FREIREANA

    Maria Margarida Machado, Cláudia Borges Costa
    1242-1257
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68469
  • HUMANIZAR-SE PARA HUMANIZAR O OUTRO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO PROEJA

    Aldo Rezende, Edna Castro de Oliveira, Eliesér Toretta Zen, Maria José de Resende Ferreira
    1258-1275
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67896
  • TRAÇOS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR: O RIGOR DIALÓGICO NA AÇÃO DIDÁTICA HUMANIZADORA

    Bruna Sola da Silva Ramos, Margarete Sampaio, Alexandre Saul
    1276-1297
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.70042
  • PODER, POLÍTICA E TRADUÇÃO: NOTAS PARA UMA GENEALOGIA DO PENSAMENTO FREIREANO NO EXTERIOR

    Sandro Rodrigo de Barros, Melissa Mendes Caputo Vicente
    1298-1313
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.69967