ENSINAR É CRIAR POSSIBILIDADES PARA A TRANSFORMAÇÃO: REFLEXÕES EM TORNO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67918Resumo
O presente artigo intenta abordar a prática da Educação Física escolar na perspectiva da Educação Libertadora. Tratando-se de uma reflexão-problematização, tem o objetivo de analisar duas experiências vivenciadas no contexto da prática da Educação Física a fim de explicar as aproximações e distanciamentos da primeira com a segunda. As experiências relatadas trazem de maneira expressiva que ensinar exige competências que ultrapassam a dimensão do puro fazer. Ressalta-se por meio das intervenções que a prática educativa em Educação Física pode pensar-fazer o ensino para além do transferir conhecimento. Para isto, compreendeu-se a importância da relação educador-educando no processo educativo e o sentido da aprendizagem voltada não só a uma formação intelectual e física, mas a uma formação cidadã dos sujeitos, na direção de sua libertação.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Educação Libertadora. Prática Educativa. Transformação.
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