ENSINAR É CRIAR POSSIBILIDADES PARA A TRANSFORMAÇÃO: REFLEXÕES EM TORNO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67918

Résumé

O presente artigo intenta abordar a prática da Educação Física escolar na perspectiva da Educação Libertadora. Tratando-se de uma reflexão-problematização, tem o objetivo de analisar duas experiências vivenciadas no contexto da prática da Educação Física a fim de explicar as aproximações e distanciamentos da primeira com a segunda. As experiências relatadas trazem de maneira expressiva que ensinar exige competências que ultrapassam a dimensão do puro fazer. Ressalta-se por meio das intervenções que a prática educativa em Educação Física pode pensar-fazer o ensino para além do transferir conhecimento. Para isto, compreendeu-se a importância da relação educador-educando no processo educativo e o sentido da aprendizagem voltada não só a uma formação intelectual e física, mas a uma formação cidadã dos sujeitos, na direção de sua libertação.

 PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Educação Libertadora. Prática Educativa. Transformação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Thamiris Izidoro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, vinharibas@hotmail.com

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na cidade de Recife.

Viviane de Bona, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, viviane.bona@ufpe.br

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Básica do Centro de Educação da UFPE, na cidade de Recife.

Téléchargements

Publié-e

2021-10-05

Comment citer

SILVA, T. I. da; BONA, V. de. ENSINAR É CRIAR POSSIBILIDADES PARA A TRANSFORMAÇÃO: REFLEXÕES EM TORNO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. ed.especial, p. 1037–1051, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46ied.especial.67918. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67918. Acesso em: 16 août. 2024.