A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E A HUMANIZAÇÃO EM FREIRE: CONSIDERAÇÕES E CONGRUÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68357

Resumo

A finalidade deste artigo é iniciar uma discussão entre a Educação Intercultural, materializada no currículo, e a Humanização em Paulo Freire, destacando as características e as convergências entre ambas, reverberando na elaboração de uma ética educacional para a alteridade. A pesquisa é qualitativa, pautada pelas teorias de Freire (1980, 1982, 1987, 1989, 1997, 2006), Dussel (2002), Santos (2010, 2011), dentre outros. O currículo é visto numa perspectiva de interculturalidade, isto é, que reconhece e valoriza a pluralidade presente nos espaços contemporâneos e proporciona um diálogo horizontal entre as diversas culturas que permeiam o ambiente escolar. Configura-se então em uma proposta humanizadora, uma vez que reconhece os sujeitos do processo educativo, sobretudo aqueles pertencentes aos grupos subordinados e às culturas outras.

PALAVRAS-CHAVE: Interculturalidade. Currículo. Humanização em Paulo Freire. Alteridade.

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Biografia do Autor

Márcia Maria Rodrigues Uchôa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), São Paulo, Brasil, profa.uchoa@gmail.com

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP (2019). Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2010). Especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar pelo Instituto Cuiabano de Educação - ICE (2007). Licenciada em Pedagogia pela UNIR (2003). Realiza pesquisas acerca dos temas: Currículo, Interculturalidade e Fronteiras.

Angélica Santos Ramacciotti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), São Paulo, Brasil, lica.ramacciotti@gmail.com

Doutora e mestra em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Jornalista pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). Integra a Rede Freireana de Pesquisadores, vinculada à Cátedra Paulo Freire da PUC-SP.

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Publicado

2021-10-05

Como Citar

UCHÔA, M. M. R.; RAMACCIOTTI, A. S. A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E A HUMANIZAÇÃO EM FREIRE: CONSIDERAÇÕES E CONGRUÊNCIAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. ed.especial, p. 946–961, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46ied.especial.68357. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68357. Acesso em: 20 abr. 2024.