OS CÍRCULOS DE CULTURA EM GOIÂNIA: MEMÓRIAS DA CONTRIBUIÇÃO FREIREANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68469

Resumo

O artigo apresenta a trajetória histórica dos Círculos de Cultura desenvolvidos na década de 1990 pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia-GO a partir das contribuições de Paulo Freire. Os estudos resultaram de pesquisa bibliográfica, partindo das obras de Paulo Freire e de outros que versam sobre sua vida e obra, para compreensão da trajetória dos Círculos de Cultura. Foram ainda analisadas dissertações e artigos sobre a experiência de educação de adultos na secretaria. Por fim, por meio da pesquisa documental, foi possível acessar e analisar fôlder e relatórios em cadernos de campo desse projeto de alfabetização. As reflexões indicam que os Círculos de Cultura se constituíram como importante recurso político-pedagógico para alfabetização, revelando-se como espaço alternativo de diálogo sobre a vida e inserção dos alfabetizandos na comunidade.

PALAVRAS-CHAVE: Círculos de Cultura. Paulo Freire. Alfabetização de Adultos em Goiânia. Memória e História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Margarida Machado, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, mmm2404@ufg.br

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, História, Política e Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Projeto Centro Memória Viva – Documentação e Referência em EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais. Bolsista Produtividade CNPq.

Cláudia Borges Costa, Rede Municipal de Educação de Goiânia, Goiás, Brasil, cbc2111@gmail.com

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília - UNB. Atualmente é Profissional da Educação Aposentada da Rede Municipal de Educação/RME de Goiânia-GO e Professora do Curso de Pedagogia na UNIALFA, membro do Grupo de Pesquisa do Centro Memória Viva- GO e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores (NUPEEFT) do IFG e atuante do Movimento Fórum Goiano de EJA.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Como Citar

MACHADO, M. M.; COSTA, C. B. OS CÍRCULOS DE CULTURA EM GOIÂNIA: MEMÓRIAS DA CONTRIBUIÇÃO FREIREANA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 46, n. ed.especial, p. 1242–1257, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46ied.especial.68469. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68469. Acesso em: 17 maio. 2022.