ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO BASEADA EM PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68422

Resumo

Neste ensaio buscou-se problematizar o ensino remoto emergencial no contexto da educação superior durante a pandemia de COVID-19. Para tal, partiu-se das concepções de educação bancária e de educação libertadora proposta por Paulo Freire, em sua principal obra Pedagogia do Oprimido. Apresentam-se também questionamentos acerca do ensino remoto emergencial como uma prática tradicional que segue se perpetuando, apesar do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs). Ao final, abordam-se as possíveis dificuldades enfrentadas por educadores e educandos nessa transição do ensino presencial para o ensino remoto emergencial.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Remoto Emergencial. Pandemia. Educação Bancária. Educação Problematizadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Socoloski Gudolle, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) Campus Avançado Bonfim, Roraima, Brasil, lucas.gudolle@ifrr.edu.br

Doutorando em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGIE-UFRGS) e bolsista CAPES. Mestre em Administração com ênfase em Recursos Humanos (PPGA-UFRGS). Professor EBTT 40h Dedicação Exclusiva no Instituto Federal de Roraima (IFRR) no Campus Avançado Bonfim. Bacharel em Administração.

Alessandra Blando, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, blando_ale@hotmail.com

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação (UFRGS). Técnica em assuntos educacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciatura em Pedagogia.

Sérgio Roberto Kieling Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, srkfranco@gmail.com

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2021-10-05

Como Citar

GUDOLLE, L. S.; BLANDO, A.; FRANCO, S. R. K. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO BASEADA EM PAULO FREIRE. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 46, n. ed.especial, p. 1178–1189, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46ied.especial.68422. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68422. Acesso em: 29 nov. 2022.