WIKIS NA EDUCAÇÃO: POTENCIAL DE CRIAÇÃO E LIMITES PARA PRODUÇÃO COLABORATIVA EM ATIVIDADES NO MOODLE

Autores

  • Ilse Abegg Universidade Federal de Santa Maria
  • Felipe Martins Müller Universidade Federal de Santa Maria
  • Sérgio Roberto Kieling Franco Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v35i2.13127

Palavras-chave:

Wiki, Aprendizagem colaborativa, Moodle, Educação a distância

Resumo

Nosso objetivo é apresentar o potencial de criação e os limites para produção colaborativa mediada por wikis no processo educativo. Ao abordar a tecnologia, conceito e funções, problematizamos os processos de produção colaborativa em rede, apontando a estrutura hipermídia como a principal característica da ferramenta wiki. Mostramos que o Moodle tem incorporado na versão standard um wiki como ferramenta de atividade e que esta pode ser substituída pelo Dfwiki, que contém mais recursos educacionais. Apontamos como principais conclusões que a ferramenta wiki em Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem potencializa o desenvolvimento de atividades educacionais nos contextos presencial e a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-06

Como Citar

ABEGG, I.; MÜLLER, F. M.; FRANCO, S. R. K. WIKIS NA EDUCAÇÃO: POTENCIAL DE CRIAÇÃO E LIMITES PARA PRODUÇÃO COLABORATIVA EM ATIVIDADES NO MOODLE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 2, p. 373–386, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i2.13127. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13127. Acesso em: 18 nov. 2024.