TEORIA DA CARGA COGNITIVA: APROXIMAÇÃO DE IDEIAS E CONCEITOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64208Resumo
O objetivo deste estudo é problematizar a aproximação de ideias e conceitos fornecidos pela Teoria da Carga Cognitiva, Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, as Heurísticas de Usabilidade de Interfaces e o estudo sobre aprendizado eletrônico. Para isso, descreve-se as principais características e realiza-se a convergência de princípios e diretrizes para a minimização da carga cognitiva na educação on-line. Esta pesquisa utilizou-se de estudo bibliográfico e identificou, nas obras escolhidas, 16 princípios para minimização do esforço mental do estudante, tanto na apresentação de conteúdos como na interação com o ambiente eletrônico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.