TEORIA DA CARGA COGNITIVA: APROXIMAÇÃO DE IDEIAS E CONCEITOS

Autores

  • Andressa Falcade Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, andressafalcade@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-6651-1685
  • Ilse Abegg Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, ilse.abegg@ufsm.br https://orcid.org/0000-0001-8621-6985
  • Laís Falcade Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, laisfalcade@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4570-8518

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64208

Resumo

O objetivo deste estudo é problematizar a aproximação de ideias e conceitos fornecidos pela Teoria da Carga Cognitiva, Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, as Heurísticas de Usabilidade de Interfaces e o estudo sobre aprendizado eletrônico. Para isso, descreve-se as principais características e realiza-se a convergência de princípios e diretrizes para a minimização da carga cognitiva na educação on-line. Esta pesquisa utilizou-se de estudo bibliográfico e identificou, nas obras escolhidas, 16 princípios para minimização do esforço mental do estudante, tanto na apresentação de conteúdos como na interação com o ambiente eletrônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Falcade, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, andressafalcade@gmail.com

Mestre em Ciência da Computação - Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Educação - Universidade Federal de Santa Maria. Linha de pesquisa: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Temas de interesse: Educação Online, Educação a Distância, Carga Cognitiva e Design Instrucional.

Ilse Abegg, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, ilse.abegg@ufsm.br

Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Linha de pesquisa: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Temas de interesse: TIC aplicadas a Educação, Educação científica e tecnológica, educação à distância e colaboração escolar. 

Laís Falcade, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, laisfalcade@gmail.com

Mestre em Ciência da Computação - Universidade Federal de Santa Maria. Linha de pesquisa: Educação à distância. Temáticas de interesse: Educação a Distância e Carga Cognitiva.

Downloads

Publicado

11-01-2021

Como Citar

Falcade, A., Abegg, I., & Falcade, L. (2021). TEORIA DA CARGA COGNITIVA: APROXIMAÇÃO DE IDEIAS E CONCEITOS. Revista Inter Ação, 45(3), 795–810. https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64208