INDUÇÃO DA JORNADA ESCOLAR DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: DESCENTRALIZAÇÃO OU DESCONCENTRAÇÃO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75588

Palavras-chave:

Educação em Tempo Integral; Indução; Desconcentração; Descentralização.

Resumo

Este artigo analisa dois programas, intitulados pelo Governo Federal de ações indutoras da educação em tempo integral: Programa Mais Educação (PME) e Programa Novo Mais Educação (NME). Com base em referencial teórico alinhado à perspectiva marxista, e buscando uma reflexão em que predominam os aspectos analíticos e compreensivos, o recorte realizado desejou evidenciar – por meio de uma fundamentação teórica baseada em documentos normativos desses programas, em diálogo com produções científicas que versam sobre Estado, neoliberalismo e políticas educacionais –, as características do processo indutor da jornada escolar de tempo integral. Os resultados indicam que a referida indução seguiu diretrizes neoliberais, cuja concepção se afasta de um entendimento de educação como direito social, limitando as possibilidades de efetivação de uma política nacional de educação em tempo integral.

 PALAVRAS-CHAVE: Educação em Tempo Integral; Indução; Desconcentração; Descentralização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Mota Guilarducci, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil, rhmguila@gmail.com

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras, com período sanduíche na California Polytechnic State University – Humboldt (EUA). Pesquisador do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (NEEPHI/UNIRIO). Professor da Rede Municipal de Fortaleza – CE.

Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil, ligiamartha25@outlook.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Letras pela Universidade Santa Úrsula. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/UNIRIO). Coordenadora do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEHPI/UNIRIO). 

Referências

ALGEBAILE, E. B. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009.

BRASIL. Decreto n°. 6.094, de 24 de abril de 2007. Brasília, DF, 2007a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2007/Decreto/D6094.htm. Acesso em: 12 maio 2022.

BRASIL. Portaria Interministerial n°. 17, de 24 de abril de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2007b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Série Mais Educação. Rede de Saberes Mais Educação: pressupostos para projetos pedagógicos de educação integral. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília, DF, 2009a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cad_mais_educacao_2.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Série Mais Educação. Educação Integral: texto referência para o debate nacional. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília, DF, 2009b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cadfinal_educ_integral.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Série Mais Educação. Gestão intersetorial no território. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília, DF, 2009c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cader_maiseducacao.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

BRASIL. Decreto n°. 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Brasília, DF, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7083.htm. Acesso em: 20 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Mais Educação – Manual passo a passo. Brasília, DF, MEC. 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8145-e-passo-a-passo-mais-educacao-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 ago. 2022.

BRASIL. Lei n°.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 10 ago. 2022.

BRASIL. Portaria n°. 1.144, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Out. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2016-pdf/49121-port-1145-11out-pdf/file. Acesso em: 20 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Novo Mais Educação: caderno de orientações pedagógicas – versão I. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70831-pnme-caderno-de-orientacoes-pedagogicas-pdf/file. Acesso em: 18 ago. 2023.

CABRAL NETO, A.; ALMEIDA, M. D. Educação e gestão descentralizada: conselho diretor, caixa escola, projeto político-pedagógico. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 35-45, Jun. 2000. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2635/2373. Acesso em: 18 ago. 2023.

CASTELO, R. O Social-liberalismo: uma ideologia neoliberal para a questão social no século XXI. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de, Rio de Janeiro – RJ, 2011.

CASTRO, J. A.; RIBEIRO, J. A. C. As políticas sociais e a constituição de 1988: conquistas e desafios. In: Políticas Sociais: acompanhamento e análise. 2 ed. IPEA: Brasília, DF, n. 17, 2009. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/4135/1/bps_17_introducao.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

COELHO, L. M. História(s) da educação integral. Brasília: Em Aberto, v. 22, n. 80, p. 83-96, Abr. 2009. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2420/2159. Acesso em: 18 ago. 2023.

COSTA, V. L. Formas De Colaboração Na Educação (Integral) Em Tempo Integral: Indução/Sedução Das Municipalidades? 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, 2019. Disponível em: http://www.unirio.br/ppgedu/TesePPGEduValdeneyLimadaCosta.pdf. Acesso em: 17 jul. 2022.

COUTINHO, C. N. Cidadania e modernidade. Perspectivas, São Paulo, v. 22, p. 41-59, 1999. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/2087/1709. Acesso em: 12 ago. 2022.

COUTINHO, C. N. Gramsci: um estudo sobre o seu pensamento político. 2° ed. Rio de janeiro – RJ: Civilização Brasileira. 2003.

FREITAS, L. C de. Políticas de responsabilização: entre a falta de evidência e a ética.

Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 148, p. 348-365, Jan./Abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v43n148/18.pdf. Acesso em: 15 mar. 2022.

FREITAS, L. C de. Três teses sobre as reformas empresariais na educação: perdendo a ingenuidade. Caderno CEDES, v. 36, n. 99, p. 137-144, Maio-Ago. 2016a. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v36n99/1678-7110-ccedes-36-99-00137.pdf. Acesso em: 15 Mar. 2022.

FREITAS, L. C. de. A importância da avaliação: em defesa de uma responsabilização participativa. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 96, p. 127-139, Maio/Ago. 2016b. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i96.%25p. Acesso em: 15 mar. 2022.

FREITAS, L. C. de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, p. 93-130, Abr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fwBNt6pKWJKTdYrCkxHjPdQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2018.

FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

HARVEY. D. O Neoliberalismo: História e Implicações. 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

MENEZES, J. S. S. Educação integral & tempo integral na educação básica: da LDB ao PDE. In: COELHO, Lígia Martha C. da Costa. (Org.) Educação Integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Rio de Janeiro, DP et Alii, 2009.

MOTTA, V. C. Ideologia do Capital Social: atribuindo uma face mais humana ao capital. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

NOVAES, I. L.; FIALHO, N. H. Descentralização educacional: características e perspectivas. RBPAE, v. 26, n. 3, p. 585-602, Set./Dez. 2010. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19800. Acesso em: 07 ago. 2022.

OLIVEIRA, D. A. As políticas educacionais no governo Lula: rupturas e permanências. RBPAE, Goiânia – GO, v. 25, n. 2, p. 197-209, Mai./Ago. 2009. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/download/19491/11317. Acesso em: 10 ago. 2022.

PAULANI, L. O projeto neoliberal para a sociedade brasileira: sua dinâmica e seus impasses. In: LIMA, J. C. F.; NEVES, L. M. W. Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de janeiro: FIOCRUZ, 2006.

PELLETIER, G. La décentralisation du système scolaire québécois: une variation sur un thème majeur. Education et Francophonie, Canada, v. XXIX, p. 151-168. 2001.

SILVA, B. A. R. Diferenças entre as perspectivas de educação integral em Anísio Teixeira e no programa Mais Educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 61, p. 202-218, Mar. 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640523/8082. Acesso em: 18 ago. 2023.

SILVA, B. A. R. A Concepção empresarial da educação Integral e(m) Tempo Integral. Educação & Realidade, Campinas – SP, vol. 43, n. 4, p. 1613-1632, Out. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/NSGWd9T5BbVsrN9tc8djgcn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 ago. 2023.

SAVIANI, D. O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100, p. 1231-1255, Out. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2728100.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

GUILARDUCCI, R. M.; COELHO, L. M. C. da C. INDUÇÃO DA JORNADA ESCOLAR DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: DESCENTRALIZAÇÃO OU DESCONCENTRAÇÃO?. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 522–543, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.75588. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75588. Acesso em: 11 maio. 2024.