INDUÇÃO DA JORNADA ESCOLAR DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: DESCENTRALIZAÇÃO OU DESCONCENTRAÇÃO?

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75588

Mots-clés :

Educação em Tempo Integral; Indução; Desconcentração; Descentralização.

Résumé

Este artigo analisa dois programas, intitulados pelo Governo Federal de ações indutoras da educação em tempo integral: Programa Mais Educação (PME) e Programa Novo Mais Educação (NME). Com base em referencial teórico alinhado à perspectiva marxista, e buscando uma reflexão em que predominam os aspectos analíticos e compreensivos, o recorte realizado desejou evidenciar – por meio de uma fundamentação teórica baseada em documentos normativos desses programas, em diálogo com produções científicas que versam sobre Estado, neoliberalismo e políticas educacionais –, as características do processo indutor da jornada escolar de tempo integral. Os resultados indicam que a referida indução seguiu diretrizes neoliberais, cuja concepção se afasta de um entendimento de educação como direito social, limitando as possibilidades de efetivação de uma política nacional de educação em tempo integral.

 PALAVRAS-CHAVE: Educação em Tempo Integral; Indução; Desconcentração; Descentralização.

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Raphael Mota Guilarducci, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil, rhmguila@gmail.com

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras, com período sanduíche na California Polytechnic State University – Humboldt (EUA). Pesquisador do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (NEEPHI/UNIRIO). Professor da Rede Municipal de Fortaleza – CE.

Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil, ligiamartha25@outlook.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Letras pela Universidade Santa Úrsula. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEDU/UNIRIO). Coordenadora do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEHPI/UNIRIO). 

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Publié-e

2023-09-04

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GUILARDUCCI, R. M.; COELHO, L. M. C. da C. INDUÇÃO DA JORNADA ESCOLAR DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: DESCENTRALIZAÇÃO OU DESCONCENTRAÇÃO?. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 522–543, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.75588. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75588. Acesso em: 26 nov. 2024.