EDUCAÇÃO FÍSICA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA APROXIMAÇÃO COM PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68416

Resumo

Esse ensaio foi produzido na perspectiva de defender a ideia de que as aulas de Educação Física "com" a Educação Infantil podem possibilitar que as crianças leiam criticamente o mundo a partir da problematização de uma ecologia de saberes, construídos historicamente, sobre as práticas corporais e o corpo. Além disso, problematizamos a relação entre movimento e gesto, defendendo que a gestualidade humana é dotada de significados, sendo compreendida e ressignificada de acordo com a cultura dos praticantes das danças, ginásticas, esportes, lutas, jogos e brincadeiras. Por fim, mostramos que esse avanço epistemológico da área se deu, dentre muitas particularidades, pela fundamentação teórica freireana de leitura do mundo, principalmente, devido a esse componente curricular estar inserido na área de Linguagens na Educação Básica.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Educação Infantil. Linguagens. Leitura de Mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Uirá de Siqueira Farias, Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo, Brasil, uirasiqueira@yahoo.com.br

Doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente nos municípios de São Paulo e Santo André.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), São Paulo, Brasil, danieltmaldonado@yahoo.com.br

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela USP. Docente do Instituto Federal de São Paulo.

Graciele Massoli Rodrigues, Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo, Brasil, masgra@terra.com.br

Doutora em Educação Física pela UNICAMP. Docente da Universidade São Judas.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Como Citar

FARIAS, U. de S.; MALDONADO, D. T.; RODRIGUES, G. M. EDUCAÇÃO FÍSICA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA APROXIMAÇÃO COM PAULO FREIRE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. ed.especial, p. 1102–1113, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46ied.especial.68416. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68416. Acesso em: 18 abr. 2024.