O PENSAMENTO FREIREANO NAS PESQUISAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA PARAENSE: DIÁLOGOS NO CAMPO DO CURRÍCULO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68307Resumo
Este artigo visa evidenciar o pensamento freireano nas discussões sobre currículo em dois Programas de Pós-Graduação em Educação na Amazônia Paraense. A pesquisa do tipo Bibliográfica-Estado do Conhecimento propõe-se a responder: de que forma as concepções de Paulo Freire transversalizam as pesquisas das Teses e Dissertações em diálogos com o campo do currículo? A coleta dos dados foi realizada com o recorte temporal de 2006 a 2018 nos sites dos Programas de Pós-Graduação em Educação UFPA e UEPA. Os resultados apresentam diálogos construídos em três subáreas do currículo: Políticas curriculares, Formação de professores e Práticas educativas curriculares, revelando o pensamento freireano em relação a diferentes questões contemporâneas, comprometidas com a humanização e libertação dos sujeitos amazônidas.
PALAVRAS-CHAVE: Currículo. Paulo Freire. Amazônia. Pesquisas em Educação.
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- 2025-11-04 (2)
- 2021-10-05 (1)
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Copyright (c) 2021 Joana d'Arc de Vasconcelos Neves, Joyce Maria da Silva Conde, Alessandra Sampaio Cunha, Nivia Maria Vieira Costa

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