O PENSAMENTO FREIREANO NAS PESQUISAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA PARAENSE: DIÁLOGOS NO CAMPO DO CURRÍCULO

Autores

  • Joana d'Arc de Vasconcelos Neves Universidade Federal do Pará (UFPA), Bragança, Pará, Brasil, jdneves@ufpa.br https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
  • Joyce Maria da Silva Conde Universidade Federal do Pará (UFPA), Bragança, Pará, Brasil, joycecondeufpa@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-0727-240X
  • Alessandra Sampaio Cunha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Bragança, Pará, Brasil, alessandra.sampaio@ifpa.edu.br https://orcid.org/0000-0001-7504-3185
  • Nivia Maria Vieira Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Bragança, Pará, Brasil, nivia.costa@ifpa.edu.br https://orcid.org/0000-0003-1077-8011

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68307

Resumo

Este artigo visa evidenciar o pensamento freireano nas discussões sobre currículo em dois Programas de Pós-Graduação em Educação na Amazônia Paraense. A pesquisa do tipo Bibliográfica-Estado do Conhecimento propõe-se a responder: de que forma as concepções de Paulo Freire transversalizam as pesquisas das Teses e Dissertações em diálogos com o campo do currículo? A coleta dos dados foi realizada com o recorte temporal de 2006 a 2018 nos sites dos Programas de Pós-Graduação em Educação UFPA e UEPA. Os resultados apresentam diálogos construídos em três subáreas do currículo: Políticas curriculares, Formação de professores e Práticas educativas curriculares, revelando o pensamento freireano em relação a diferentes questões contemporâneas, comprometidas com a humanização e libertação dos sujeitos amazônidas.

PALAVRAS-CHAVE: Currículo. Paulo Freire. Amazônia. Pesquisas em Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana d'Arc de Vasconcelos Neves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Bragança, Pará, Brasil, jdneves@ufpa.br

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação Linguagens e Saberes da Amazônia e professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança-Pa.

Joyce Maria da Silva Conde, Universidade Federal do Pará (UFPA), Bragança, Pará, Brasil, joycecondeufpa@gmail.com

Mestranda em Linguagens e Saberes da Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA/UFPA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo de pesquisa de Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia (GUEAJA/UFPA) e da Cátedra Paulo Freire na Amazônia.

Alessandra Sampaio Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Bragança, Pará, Brasil, alessandra.sampaio@ifpa.edu.br

Doutorado em Ciências da Educação. Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA/Campus Bragança. Membro da Cátedra Paulo Freire na Amazônia.

Nivia Maria Vieira Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Bragança, Pará, Brasil, nivia.costa@ifpa.edu.br

Pós doutora em Educação de Adultos – Universidade de Coimbra. Doutora em Educação (UFC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA/Campus Bragança. Membro da Cátedra Paulo Freire na Amazônia.

Downloads

Publicado

05-10-2021

Como Citar

Neves, J. d’Arc de V., Conde, . J. M. da S. ., Cunha, A. S. ., & Costa, N. M. V. . (2021). O PENSAMENTO FREIREANO NAS PESQUISAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA PARAENSE: DIÁLOGOS NO CAMPO DO CURRÍCULO. Revista Inter Ação, 46(ed.especial), 1206–1223. https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68307