A PRESENÇA DA PAIDEIA NA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIDADÃ

Autores

  • Ana Paula Waltrick Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, Santa Catarina, Brasil, aninha@uniplaclages.edu.br https://orcid.org/0000-0003-2314-4173
  • Vanice dos Santos Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bananeiras, Paraíba, Brasil, vanicedossantos@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4852-5311
  • Maria Selma Grosch Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, Santa Catarina, Brasil, selmagrosch@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-5874-2072

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68487

Resumo

O presente artigo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, apresentada no Mestrado em Educação, propondo-se a descrever as aproximações e distanciamentos observados entre a paideia, desenvolvida na Antiguidade, e a educação libertadora, proposta pelo educador brasileiro Paulo Freire. O fortalecimento da filosofia na Grécia Clássica permitiu constituir novas relações que priorizavam, principalmente, a participação social dos cidadãos gregos. Paulo Freire embasa seus princípios educativos na dialogicidade, na autonomia e na defesa dos direitos essenciais a todos. Nesse sentindo, a educação cidadã, descrita em ambos, enaltece o ser humano como capaz de transformar suas realidades frente à sua humanização e ao seu entendimento de inacabamento que o conduz a um contínuo processo educativo. 

PALAVRAS-CHAVE: Fundamentos da Educação. Paideia. Paulo Freire. Educação libertadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Waltrick, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, Santa Catarina, Brasil, aninha@uniplaclages.edu.br

Mestre em Educação - PPGE - Programa de Pós Graduação em Educação da UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense em Lages(SC) (2021). Especialista em Educação Infantil - Universidade Positivo. Professora do Sistema Municipal da Educação de Lages/SC.

Vanice dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bananeiras, Paraíba, Brasil, vanicedossantos@gmail.com

Doutora em Educação - UFRGS (2012). Mestre e Licenciada em Filosofia - UNISINOS. Atuação profissional: Professora Adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB/CCHSA/DE).

Maria Selma Grosch, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, Santa Catarina, Brasil, selmagrosch@gmail.com

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Pós-Doutorado no PPGEd da UNOESC, sob a supervisão da Profa. Dra. Leda Scheibe (USC). Atuação profissional: Professora aposentada do Centro de Ciências da Educação da FURB. Atualmente é professora titular no PPGE- Programa de Pós Graduação em Educação da UNIPLAC- Universidade do Planalto Catarinense em Lages(SC).

Downloads

Publicado

05-10-2021

Como Citar

Waltrick, A. P., Santos, V. dos ., & Grosch, M. S. (2021). A PRESENÇA DA PAIDEIA NA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIDADÃ. Revista Inter Ação, 46(ed.especial), 993–1008. https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68487