CAMARADA PAULO FREIRE EM GOIÁS: ANDARILHAGENS PELO CERRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.70196

Resumo

Esse texto, que integra o Dossiê de comemoração ao centenário de Paulo Freire, destaca a presença deste educador no Estado de Goiás e está organizado em dois recortes temporais. O primeiro foca nos anos 60, antes do golpe militar de 1964, quando Freire realizou um debate nacional e veio a Goiânia para divulgar as experiências com alfabetização popular, que evidenciaram as suas concepções acerca da educação. O segundo foca no período pós-exílio, com a participação de Freire, em 1980, no III Encontro Nacional de Supervisores, e em 1988, quando ele recebeu a concessão do título de Doutor Honoris Causa proposto pela Faculdade de Educação da UFG. A partir da análise de documentos, assim como dos depoimentos de pessoas que acompanharam esses acontecimentos, podemos constatar que a presença de Paulo Freire em Goiás foi fundamental para o debate de uma educação libertadora e democrática nesses dois momentos da história. Freire marcou um importante encontro com a educação em Goiás, no Brasil e em outros países, este reconhecimento é consolidado em diversos lugares, o que o torna ainda mais o patrono da educação brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: Paulo Freire. Goiás. História da Educação. Anos Oitenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diane Valdez, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, divaldez@ufg.br

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Educação (UNICAMP – 2006).

Miriam Fábia Alves, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, miriamfabia@ufg.br

Doutora em Educação pela UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais (2007), mestre em Educação pela UFG- Universidade Federal de Goiás (2000), Licenciada em História pela UEG - Universidade Estadual de Goiás (1992). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Sevilha, na Espanha, no ano de 2018. Professora associada na Faculdade de Educação/UFG e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

05-10-2021

Como Citar

Valdez, D., & Alves, M. F. (2021). CAMARADA PAULO FREIRE EM GOIÁS: ANDARILHAGENS PELO CERRADO. Revista Inter Ação, 46(ed.especial), 902–913. https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.70196