UNIVERSAL, SINGULAR E EXCLUÍDO: A CONSTRUÇÃO DO LUGAR DO ADOLESCENTE POBRE NA SOCIEDADE BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v40i2.37444Palavras-chave:
Adolescente pobre, Exclusão social, Lugar da educaçãoResumo
O texto propõe uma reflexão sobre o lugar coletivamente construído e destinado a adolescentes pobres na sociedade brasileira, por meio da história de políticas e práticas da educação para meninos e meninas do Brasil de colonização portuguesa ao Estatuto da Criança e do Adolescente e, retoma o conceito de situação social do desenvolvimento afim de perceber que o sujeito não é separado da sua história, seu desenvolvimento está entrelaçado as suas condições de vida, suas relações sociais e seu universo simbólico. Produto e produtor de história, o homem carrega os traços do seu lugar na sociedade e fala a partir deste lugar. Por isso mesmo, não se pode pretender compreender o comportamento do adolescente em conflito com a lei ou pretender educá-lo, sem a compreensão de que, historicamente, este fala de um lugar social de exclusão e violência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.