UNIVERSAL, SINGULAR E EXCLUÍDO: A CONSTRUÇÃO DO LUGAR DO ADOLESCENTE POBRE NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Autores

  • Marilúcia Pereira do Lago Universidade Federal de Goiás
  • Geisa Mozzer Universidade Federal de Goiás
  • Diane Valdez Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i2.37444

Palavras-chave:

Adolescente pobre, Exclusão social, Lugar da educação

Resumo

O texto propõe uma reflexão sobre o lugar coletivamente construído e destinado a adolescentes pobres na sociedade brasileira, por meio da história de políticas e práticas da educação para meninos e meninas do Brasil de colonização portuguesa ao Estatuto da Criança e do Adolescente e, retoma o conceito de situação social do desenvolvimento afim de perceber que o sujeito não é separado da sua história, seu desenvolvimento está entrelaçado as suas condições de vida, suas relações sociais e seu universo simbólico. Produto e produtor de história, o homem carrega os traços do seu lugar na sociedade e fala a partir deste lugar. Por isso mesmo, não se pode pretender compreender o comportamento do adolescente em conflito com a lei ou pretender educá-lo, sem a compreensão de que, historicamente, este fala de um lugar social de exclusão e violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilúcia Pereira do Lago, Universidade Federal de Goiás

Doutora em psicologia clínica e psicopatologia pela Université de Nice Sophia Antipolis - França. Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás.Formação em psicanálise e psicopatologia fundamental. Supervisiona estágio em psicologia forense, coordena projetos de formação e desenvolve pesquisas sobre violência e comportamentos aditivos.

Geisa Mozzer, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura (NEPPEC/FE) e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Coordenação de Ações para a Saúde do Adolescente – NECASA/CEPEA.

Diane Valdez, Universidade Federal de Goiás

Doutora em História da Educação (Unicamp), mestra em História (UFG), graduada em História (UCDB). Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFG na Graduação e na Pós Graduação (PPGE/FE). Pesquisadora na área de História da Educação do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Documentação Educação, Sociedade e Cultura (NEDESC). Militante do Movimento de Meninos de Rua/GO.

Downloads

Publicado

2015-08-29

Como Citar

LAGO, M. P. do; MOZZER, G.; VALDEZ, D. UNIVERSAL, SINGULAR E EXCLUÍDO: A CONSTRUÇÃO DO LUGAR DO ADOLESCENTE POBRE NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 213–233, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i2.37444. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/37444. Acesso em: 27 abr. 2024.