CAMARADA PAULO FREIRE EM GOIÁS: ANDARILHAGENS PELO CERRADO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.70196Resumo
Esse texto, que integra o Dossiê de comemoração ao centenário de Paulo Freire, destaca a presença deste educador no Estado de Goiás e está organizado em dois recortes temporais. O primeiro foca nos anos 60, antes do golpe militar de 1964, quando Freire realizou um debate nacional e veio a Goiânia para divulgar as experiências com alfabetização popular, que evidenciaram as suas concepções acerca da educação. O segundo foca no período pós-exílio, com a participação de Freire, em 1980, no III Encontro Nacional de Supervisores, e em 1988, quando ele recebeu a concessão do título de Doutor Honoris Causa proposto pela Faculdade de Educação da UFG. A partir da análise de documentos, assim como dos depoimentos de pessoas que acompanharam esses acontecimentos, podemos constatar que a presença de Paulo Freire em Goiás foi fundamental para o debate de uma educação libertadora e democrática nesses dois momentos da história. Freire marcou um importante encontro com a educação em Goiás, no Brasil e em outros países, este reconhecimento é consolidado em diversos lugares, o que o torna ainda mais o patrono da educação brasileira.
PALAVRAS-CHAVE: Paulo Freire. Goiás. História da Educação. Anos Oitenta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.