FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD: SOBRE O QUE ESCREVEM OS GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE GOIÁS

Autores

  • Carime Rossi Elias Universidade Federal de Goiás
  • Miriam Fábia Alves Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v35i2.13130

Palavras-chave:

Formação continuada, Gestores escolares, Relação família-escola

Resumo

Este artigo aborda as temáticas desenvolvidas nos trabalhos de conclusão dos gestores de escolas públicas de Goiás que concluíram o Curso de Especialização em Gestão Escolar, oferecido na modalidade a distância pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Na pesquisa documental, foram reunidos os textos dos cursistas, o que permitiu a análise dos títulos, assim como de três trabalhos que enfocavam a temática da participação dos pais na escola, que despontou como a numericamente mais significativa nesses trabalhos. As análises dos títulos dos trabalhos, para além dos aspectos de gestão enfatizados no curso, indicaram a consideração de temas de dimensão pedagógica relacionados a processos de ensino-aprendizagem e (in)disciplina, dentre outras questões internas à escola. As análises dos três trabalhos com foco na relação pais-escola permitem afirmar que a participação dos pais é compreendida pelos gestores como uma demanda naturalizada e necessária. Por outro lado, quando essa participação é proposta, ela acontece através de ações previamente planejadas pela escola a partir de suposição de interesses dos pais ou de necessidade da própria instituição: reuniões, dinâmicas de grupo, murais com recados para os pais, sorteios de brindes, lanches, orações, dentre outras. Essas atividades parecem ser compreendidas pelos gestores como ações da escola para os pais, e não com os pais, o que, do ponto de vista de uma gestão democrática, demanda um repensar do conceito de participação e do modo de viabilizá-la no cotidiano escolar.

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Publicado

2011-02-06

Como Citar

ELIAS, C. R.; ALVES, M. F. FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD: SOBRE O QUE ESCREVEM OS GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE GOIÁS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 2, p. 323–340, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i2.13130. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13130. Acesso em: 2 maio. 2024.