Espaços e tempos de leitores e de leituras: a escola do campo em contexto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.50377

Resumo

Ao trazer para o debate a formação de professores para a escola do campo, evidenciam-se diferentes temáticas, uma delas, a leitura. Para esse espaço, considera-se que, para além de apresentar métodos e técnicas de ensino, é preciso formar profissionais que reconheçam o seu papel político e social frente as demandas do campo. Nesse sentido, a leitura ocupa espaço importante na possibilidade de reconhecer-se como agente de transformação nesse território de busca incessante por direito à educação, as melhores condições de vida, de saúde e de trabalho. Para tanto, nesse estudo, apresenta-se como objetivo conhecer o espaço da leitura na escola, categoria que surgiu após a coleta de narrativas de vinte participantes, estudantes de uma licenciatura em Educação do Campo. Conclui-se que a leitura acontece em diferentes lugares, mas às vezes, a escola é o espaço que dá início a esse processo, e o professor é o primeiro a conduzi-lo, mas nem sempre, a escola cumpre o papel de formar leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, celiabpiatti@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

BEATRIZ PIATTI, C. Espaços e tempos de leitores e de leituras: a escola do campo em contexto. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 147–165, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i1.50377. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50377. Acesso em: 19 nov. 2024.