Espaços e tempos de leitores e de leituras: a escola do campo em contexto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.50377

Resumen

Ao trazer para o debate a formação de professores para a escola do campo, evidenciam-se diferentes temáticas, uma delas, a leitura. Para esse espaço, considera-se que, para além de apresentar métodos e técnicas de ensino, é preciso formar profissionais que reconheçam o seu papel político e social frente as demandas do campo. Nesse sentido, a leitura ocupa espaço importante na possibilidade de reconhecer-se como agente de transformação nesse território de busca incessante por direito à educação, as melhores condições de vida, de saúde e de trabalho. Para tanto, nesse estudo, apresenta-se como objetivo conhecer o espaço da leitura na escola, categoria que surgiu após a coleta de narrativas de vinte participantes, estudantes de uma licenciatura em Educação do Campo. Conclui-se que a leitura acontece em diferentes lugares, mas às vezes, a escola é o espaço que dá início a esse processo, e o professor é o primeiro a conduzi-lo, mas nem sempre, a escola cumpre o papel de formar leitores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Celia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, celiabpiatti@gmail.com

Publicado

2018-09-21

Cómo citar

BEATRIZ PIATTI, C. Espaços e tempos de leitores e de leituras: a escola do campo em contexto. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 147–165, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i1.50377. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50377. Acesso em: 17 jul. 2024.