Espaços e tempos de leitores e de leituras: a escola do campo em contexto
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.50377Abstract
Ao trazer para o debate a formação de professores para a escola do campo, evidenciam-se diferentes temáticas, uma delas, a leitura. Para esse espaço, considera-se que, para além de apresentar métodos e técnicas de ensino, é preciso formar profissionais que reconheçam o seu papel político e social frente as demandas do campo. Nesse sentido, a leitura ocupa espaço importante na possibilidade de reconhecer-se como agente de transformação nesse território de busca incessante por direito à educação, as melhores condições de vida, de saúde e de trabalho. Para tanto, nesse estudo, apresenta-se como objetivo conhecer o espaço da leitura na escola, categoria que surgiu após a coleta de narrativas de vinte participantes, estudantes de uma licenciatura em Educação do Campo. Conclui-se que a leitura acontece em diferentes lugares, mas às vezes, a escola é o espaço que dá início a esse processo, e o professor é o primeiro a conduzi-lo, mas nem sempre, a escola cumpre o papel de formar leitores.
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