ESTADO DA ARTE: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS E MIDIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76708Palavras-chave:
Estado da Arte; Pesquisa em Educação; Formação Continuada; Mídias Digitais; Alfabetização.Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa tipo Estado da Arte sobre a formação de professores alfabetizadores para o uso as tecnologias e mídias digitais. O objetivo é compreender o estado em que se encontram as discussões e as possibilidades de formação continuada com inserção de mídias digitais na didática de professores alfabetizadores, nas publicações da área de educação. A pesquisa foi realizada por meio de busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), da Plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência. A análise dos dados envolveu a leitura minuciosa dos resumos, metodologias e resultados de pesquisas defendidas entre os meses de agosto de 2011 a janeiro de 2023, considerando que este período contextualiza o desenvolvimento de novas tecnologias e sua disseminação nos espaços escolares, destacando a emergência da pandemia do Covid-19 na propulsão do uso destes recursos. Em relação ao aprofundamento teórico, destacam-se autores: Creswell (2013); André et al. (1999); Romanowski e Ens (2006); Maia e Hobold (2014); Soares (2002) e Ferreiro (1995). Os autores citados pesquisam diferentes temas que embasam este estudo, com reflexões sobre formação continuada de professores, tecnologias e mídias digitais e alfabetização e letramento. Os resultados, obtidos por meio da análise das dissertações de mestrado e teses de doutorado, apontam a necessidade de mais investimento em infraestrutura nas instituições de ensino voltadas para tecnologias e mídias digitais e na formação continuada de professores para apropriação das mídias digitais no processo de alfabetização.
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