ESTADO DA ARTE: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS E MIDIAS DIGITAIS

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76708

Mots-clés :

Estado da Arte; Pesquisa em Educação; Formação Continuada; Mídias Digitais; Alfabetização.

Résumé

O artigo apresenta uma pesquisa tipo Estado da Arte sobre a formação de professores alfabetizadores para o uso as tecnologias e mídias digitais. O objetivo é compreender o estado em que se encontram as discussões e as possibilidades de formação continuada com inserção de mídias digitais na didática de professores alfabetizadores, nas publicações da área de educação. A pesquisa foi realizada por meio de busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), da Plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência. A análise dos dados envolveu a leitura minuciosa dos resumos, metodologias e resultados de pesquisas defendidas entre os meses de agosto de 2011 a janeiro de 2023, considerando que este período contextualiza o desenvolvimento de novas tecnologias e sua disseminação nos espaços escolares, destacando a emergência da pandemia do Covid-19 na propulsão do uso destes recursos. Em relação ao aprofundamento teórico, destacam-se autores: Creswell (2013); André et al. (1999); Romanowski e Ens (2006); Maia e Hobold (2014); Soares (2002) e Ferreiro (1995). Os autores citados pesquisam diferentes temas que embasam este estudo, com reflexões sobre formação continuada de professores, tecnologias e mídias digitais e alfabetização e letramento. Os resultados, obtidos por meio da análise das dissertações de mestrado e teses de doutorado, apontam a necessidade de mais investimento em infraestrutura nas instituições de ensino voltadas para tecnologias e mídias digitais e na formação continuada de professores para apropriação das mídias digitais no processo de alfabetização.

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Belenice Koffke Buff Rotini, UninterCentro Universitário Internacional (UNINTER), Curitiba, Paraná, Brasil, bele_rotini@hotmail.com

Doutorado em Educação e Novas Tecnologias - UNINTER - Centro Universitário Internacional. Mestre em Educação e Novas Tecnologias - UNINTER - Centro Universitário Internacional. Pós-Graduação em Avaliação Neuropsicoeducacional, em Educação Especial pela Faculdades Integradas Espírita – UNIABEM e em Magistério e Educação Superior pelo Instituto Tecnológico Educacional – ITECNE. Possui graduação em Pedagogia e Gestão Educacional pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Joana Paulin Romanowski, Centro Universitário Internacional (UNINTER), Curitiba, Paraná, Brasil, joana.romanowski@gmail.com

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Educação, especialização em Alfabetização, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora do Centro Universitário Internacional no Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias - PPGENT, Mestrado e Doutorado.

Marcos Simioni Cruz, Faculdade de Campina Grande do Sul (FACSUL), Campina Grande do Sul, Paraná, Brasil, marcossimioni7@gmail.com

Especialista em Autismo com base no modelo de Ensino Estruturado pela Faculdade Pólis Civitas. Especialista em Educação Especial pela FACSUL. Graduado em Pedagogia, pela UNIANDRADE. Experiência e atuação na Educação Especial no contexto do ensino regular, no Atendimento Educacional Especializado nas funções de professor regente, Pedagogo e Diretor.

Matilde Dias Martins Pupo, Centro Universitário Internacional (UNINTER), Curitiba, Paraná, Brasil, matildepuppo8@gmail.com

Doutora em Educação e Novas Tecnologias - UNINTER; Mestre em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Paraná. Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2003; Pós graduada em Gestão de Políticas, Programas e Projetos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2004.

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Publié-e

2024-05-15

Comment citer

ROTINI, B. K. B.; ROMANOWSKI, J. P.; CRUZ, M. S.; PUPO, M. D. M. ESTADO DA ARTE: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS E MIDIAS DIGITAIS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 297–313, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76708. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76708. Acesso em: 17 juill. 2024.