GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ANPED

Autores

  • Maria Cláudia Dal'Igna Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) http://orcid.org/0000-0002-0566-9606
  • Renata Porcher Scherer Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Éderson da Cruz Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.48941

Palavras-chave:

gênero, sexualidade, formação de professores, ANPEd.

Resumo

Este artigo apresenta e discute os resultados de uma análise realizada a partir da produção acadêmica de uma importante associação de pesquisa em educação do Brasil, a ANPEd, desenvolvida por pesquisadoras e pesquisadores vinculados ao GT 23: Gênero, Sexualidade e Educação. Tal análise foi elaborada para subsidiar pesquisas vinculadas a um Programa de Pós-Graduação em Educação. A partir dessa produção, tomando como referencial teórico os Estudos de Gênero e os Estudos Foucaultianos, o presente artigo examina 25 trabalhos apresentados em reuniões anuais, entre 2004 e 2014. Essa análise possibilita refletir sobre os modos como gênero e sexualidade são abordados ao focalizar a formação de professores, e oferece contribuições para que se possa construir e delimitar futuros problemas de pesquisa sobre esses temas.

Palavras-chave: gênero; sexualidade; formação de professores; ANPEd. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cláudia Dal'Igna, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É vice-líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/Unisinos) (2015), e docente pesquisadora do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS/CNPq) (2003). Suas pesquisas articulam os estudos de gênero pós-estruturalistas e os estudos foucaultianos para analisar os seguintes temas: pedagogia e formação de professores. E-mail: mcdaligna@hotmail.com

Renata Porcher Scherer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutoranda e mestra em Educação, especialista em Educação Especial e licenciada em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI). Tem experiência na Educação Básica, sendo professora na rede municipal de Portão, RS/Brasil, desde o ano de 2006. Desenvolve investigações sobre as temáticas de trabalho docente, educação inclusiva e gênero na Educação Básica.

Éderson da Cruz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutorando e Mestre em Educação, licenciado em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI). É professor de literatura da Escola de Ensino Médio Nossa Senhora de Fátima, e regente de classe do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de literatura, currículo, docência e gênero.

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

DAL’IGNA, M. C.; SCHERER, R. P.; CRUZ, Éderson da. GÊNERO, SEXUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA ANPED. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 632–655, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i3.48941. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48941. Acesso em: 27 abr. 2024.