AS DIMENSÕES DA DOCÊNCIA NO ENSINO ÀS CRIANÇAS IMIGRANTES E REFUGIADAS: ESTUDO DE CASO COM PROFESSORAS EM GOIÂNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67964

Resumo

O presente artigo, pautado no materialismo histórico-dialético, é um estudo de caso realizado em Goiânia-Goiás. O objetivo é analisar as dimensões da docência que três professoras pedagogas desenvolveram com crianças da Bolívia, Cuba e Venezuela. Os dados foram levantados a partir de entrevistas semiestruturadas, e o texto está organizado em três partes. Na primeira, é apresentada a teoria das dimensões da docência; na segunda, é delineada a metodologia adotada; e, na terceira parte, é feita a análise das dimensões mobilizadas pelas professoras com as crianças. A pesquisa demonstrou que as professoras desenvolveram algumas dimensões semelhantes às realidades em que não há crianças estrangeiras em sala de aula. Entretanto, houve novas formas de mobilizar as dimensões crítico-contextual e tecnológica devido à especificidade do trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Dimensões da Docência. Imigração. Crianças Refugiadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rômulo Sousa de Azevedo, Instituto Federal de Goiás (IFG), Cidade de Goiás, Goiás, Brasil, romulo.sousadm@gmail.com

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, servidor técnico-administrativo do Instituto Federal de Goiás - Campus Cidade de Goiás. Integra a Redecentro – Rede de Pesquisadores sobre o Professor(a) na Região Centro-Oeste.

Cláudia Tavares do Amaral, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil, claudiatamaral@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, Mestre em Educação pela PUC Minas, graduada em Pedagogia. Professora da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão – Goiás – Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Centro de Investigação e Estudos em Educação (CIEED) e integra a Redecentro – Rede de Pesquisadores sobre o Professor(a) na Região Centro-Oeste/Brasil.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

AZEVEDO, R. S. de; AMARAL, C. T. do . AS DIMENSÕES DA DOCÊNCIA NO ENSINO ÀS CRIANÇAS IMIGRANTES E REFUGIADAS: ESTUDO DE CASO COM PROFESSORAS EM GOIÂNIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 762–777, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i2.67964. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67964. Acesso em: 19 set. 2024.