Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Pareceristas
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 46 n. 2 (2021): Educação, infância e processos (i) migratórios internacionais no Brasil entre os séculos XIX a XXI
v. 46 n. 2 (2021): Educação, infância e processos (i) migratórios internacionais no Brasil entre os séculos XIX a XXI
Publicado:
2021-08-31
Expediente
EXPEDIENTE, FICHA CATALOGRÁFICA, APRESENTAÇÃO
I-IX
PDF
Dossiê
ESCOLARIZAÇÃO ÉTNICA ITALIANA E CULTURA ESCOLAR EM SÃO PAULO: AS INICIATIVAS DE GAETANO NESI E GEMMA MANETTI PELA INFÂNCIA ESCOLAR ITALIANA ENTRE O FINAL DO SÉCULO XIX E O INÍCIO DO SÉCULO XX
Alberto Barausse
422-440
PDF
A CIDADE DE SÃO PAULO DE MUITAS GENTES E POUCAS ESCOLAS PARA MUITA GENTE: UM ESTUDO SOBRE AS ESCOLAS ITALIANAS ENTRE FINS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
Claudia Panizzolo
441-463
PDF
A ESCOLARIZAÇÃO DOS IMIGRANTES ALEMÃES EM JUIZ DE FORA: PROJETOS EM DISPUTA ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX
Paloma Rezende de Oliveira
464-481
PDF
DE ENCONTROS, TENSÕES E NEGOCIAÇÕES: PROCESSO ESCOLAR ENTRE IMIGRANTES E DESCENDENTES NO ‘PRATA’ (NOVA PRATA/RS, 1898 – 1929)
Terciane Ângela Luchese, Sonia Prigol Pagnoncelli
482-501
PDF
A SUBVENÇÃO ESCOLAR NO PARANÁ E A NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NAS ÁREAS DE IMIGRAÇÃO (1899-1938)
Valquíria Elita Renk, Elaine Cátia Falcade Maschio
502-522
PDF
OS USOS DA COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA ENTRE IMIGRANTES ALEMÃES DURANTE O ESTADO NOVO EM CURITIBA: UMA ANÁLISE MIGRATÓRIA À LUZ DOS CONCEITOS DE BOURDIEU
Talita Cristine Rugeri, Pedro Francisco Marchioro
523-539
PDF
A EDUCAÇÃO CATÓLICA DA INFÂNCIA ÍTALO-BRASILEIRA EM COLOMBO-PARANÁ (1915 – 1965)
Mara Francieli Motin, Gizele de Souza
540-555
PDF
O COTIDIANO DE CRIANÇAS POMERANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Myrna Gowert Madia Berwaldt, Gabriela Medeiros Nogueira
556-576
PDF
INFÂNCIAS MIGRANTES, EDUCAÇÃO INFANTIL, TERRITORIALIDADES: OS MOVIMENTOS DE DESTERRITORIALIZAÇÃO E RETERRITORIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS POMERANAS
Rosali Rauta Siller
577-591
PDF
OS DIREITOS HUMANOS DAS CRIANÇAS REFUGIADAS NO BRASIL DO SÉCULO XXI: INTERFACES EDUCACIONAIS
Giovana de Carvalho Florêncio
592-606
PDF
AS DIFERENTES INFÂNCIAS QUE HABITAM A ESCOLA: BRINCADEIRAS, TERRITÓRIOS E A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NO ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE IMIGRAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
Leila de Carvalho Mendes, Luciana Pires Alves, Kelly Cristina Russo de Souza
607-623
PDF
ENTRE O BULLYING E OUTRAS VIOLÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇAS IMIGRANTES E REFUGIADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUQUE DE CAXIAS (RJ)
Camila Caldeira Langfeldt, Marit Ursin
624-644
PDF (English)
CRIANÇAS BOLIVIANAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: MEDICALIZAÇÃO, ENQUADRAMENTOS DEFICIENTIZADORES E ESTIGMATIZAÇÕES COM BASE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Marcos Cezar de Freitas
645-661
PDF
"A ESCOLA PEDIU A DOCUMENTAÇÃO E EU TIVE QUE EXPLICAR QUE SÓ TEM O PROTOCOLO DA POLÍCIA FEDERAL”: CRIANÇA REFUGIADA E EDUCAÇÃO
Maria Fernanda Rezende Nunes, Domenique Sendra Heiderique
662-678
PDF
ALUNOS HAITIANOS, A BUSCA DE UM SONHO (IM)POSSÍVEL: A REALIDADE VIVIDA POR CRIANÇAS MIGRANTES NA AVALIAÇÃO ESCOLAR
Ivone Jesus Alexandre, Paulo Alberto dos Santos Vieira
679-695
PDF
A REDE DE ACOLHIMENTO E A ADAPTAÇÃO DOS JOVENS IMIGRANTES NA CIDADE DE DOURADOS EM MATO GROSSO DO SUL
César Augusto Silva da Silva, Julia Stefanello Pires
696-711
PDF
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AOS REFUGIADOS VENEZUELANOS EM MANAUS
Fabiane Maia Garcia, Leandro Harisson da Silva Vasconcelos, Diego Fernandes Pinheiro
712-727
PDF
A INVISIBILIDADE DA CRIANÇA IMIGRANTE NO ATENDIMENTO EDUCATIVO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PONTA GROSSA/PR
Marilúcia Antônia de Resende Peroza, Natália Mendes dos Santos
728-745
PDF
UM ESTUDO DE CASO NO MUNÍCIPIO DE MARINGÁ-PR: AS CRIANÇAS HAITIANAS E SUAS EXPERIÊNCIAS PREGRESSAS EM SEU PAÍS DE ORIGEM
Juliane Daiane da Silva Montanher
746-761
PDF
AS DIMENSÕES DA DOCÊNCIA NO ENSINO ÀS CRIANÇAS IMIGRANTES E REFUGIADAS: ESTUDO DE CASO COM PROFESSORAS EM GOIÂNIA
Rômulo Sousa de Azevedo, Cláudia Tavares do Amaral
762-777
PDF
Artigos
DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO HUMANA
João Fernando de Araújo, Adriana Regina de Jesus Santos, Adrielen Amâncio da Silva, Marta Silene Ferreira Barros
778-792
PDF
FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS, LÍNGUA DE ACOLHIMENTO INDÍGENA: ASPECTOS E PARTICULARIDADES DO ENSINO PARA OS POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL
Umberto Euzebio
793-809
PDF
PROFISSÃO DOCENTE: FORMAÇÃO INICIAL E A DICOTOMIA TEORIA-PRÁTICA
Daiane Scopel Boff, Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia
810-825
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: PERSPECTIVAS INVESTIGADAS EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
Camila Salgado Lemke, Greici Maia Behling, Francele de Abreu Carlan
826-842
PDF
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PROJETOS SOCIAIS: UMA VISÃO DE INTERESSES
Silas Cleiton Soligo, Leandro Carlos Ody
843-856
PDF
CONSTELAÇÕES CRÍTICAS EM JOAN MIRÓ E MANOEL DE BARROS: ENTRE LINHAS TORTAS, SUCATAS E PASSARINHOS
Graciela Mendes Nogueira Targino, Keyla Andrea Santiago Oliveira
857-871
PDF
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, UNIVERSIDADE E ESCOLA: A PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Camila Ferreira de Castro, Mariângela da Rosa Afonso
872-888
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)