ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, UNIVERSIDADE E ESCOLA: A PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.65086Resumo
O artigo tem por objetivo analisar a percepção dos discentes sobre o processo de estágio curricular supervisionado (ECS) nas licenciaturas noturnas em Educação Física (EF) e as articulações entre orientador, supervisor e estagiário, tendo como pano de fundo a universidade e a escola. A investigação foi desenvolvida em duas universidades federais situadas no extremo sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, incluindo também um estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados através de questionário misto, sendo apreciados a partir de análise descritiva e análise de conteúdo. Concluiu-se que os estagiários são auxiliados positivamente pelos orientadores, embora a presença dos mesmos não seja constante. O suporte dado ao estagiário pelos supervisores precisa ser repensado para que o momento de ECS contribua positivamente para a sua formação.
PALAVRAS-CHAVE: Estágio curricular supervisionado. Educação Física. Formação. Estagiário.
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