PAULO FREIRE E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSUL: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67412Resumo
O estudo objetivou, a partir do pensamento de Paulo Freire, compreender as possibilidades de desenvolvimento da autonomia nas aulas regulares de Educação Física do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Foram entrevistados/as 13 professores/as de Educação Física, com vínculo institucional entre seis e 15 anos. Recorreu-se à Análise Textual Discursiva, com suporte do NVivo, para a análise dos dados. Foram identificados elementos que sinalizam a presença de desenvolvimento da autonomia nas aulas regulares de Educação Física no Ensino Médio Integrado, via estímulo ao compartilhamento dos conhecimentos, à reflexão crítica e à tomada de decisão, evidenciando a potencialidade da Educação Física para a formação de pessoas críticas e participativas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino Médio. Educação Profissionalizante. Educação Física. Autonomia.
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