PAULO FREIRE E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSUL: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67412

Resumo

O estudo objetivou, a partir do pensamento de Paulo Freire, compreender as possibilidades de desenvolvimento da autonomia nas aulas regulares de Educação Física do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Foram entrevistados/as 13 professores/as de Educação Física, com vínculo institucional entre seis e 15 anos. Recorreu-se à Análise Textual Discursiva, com suporte do NVivo, para a análise dos dados. Foram identificados elementos que sinalizam a presença de desenvolvimento da autonomia nas aulas regulares de Educação Física no Ensino Médio Integrado, via estímulo ao compartilhamento dos conhecimentos, à reflexão crítica e à tomada de decisão, evidenciando a potencialidade da Educação Física para a formação de pessoas críticas e participativas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Médio. Educação Profissionalizante. Educação Física. Autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, fabianamontiel@ifsul.edu.br

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Atualmente é membro do grupo de pesquisa - GPEFE da Universidade Federal de Pelotas, professora do ensino médio, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas e professora do curso de Especialização em Esporte Escolar do Instituto Federal Sul-rio-grandense.

Adriano José Rossetto Júnior, Instituto Esporte & Educação (IEE), São Paulo, Brasil, adrianorossettojr@gmail.com

Graduação em Educação Física - Uni-FMU - 1993, Pós-graduação em Educação Física Escolar - Uni-FMU - 2001, Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - (PUC-SP, 2003) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - 2016, com pesquisa sobre os nexos do esporte, política e sociedade. É Coordenador Pedagógico da OSCIP - Instituto Esporte & Educação - e Coordenador e professor dos Cursos de Pós-graduação em Educação Física escolar do Complexo Educacional-Fmu e Universidade Estácio de Sá.

Danielle Müller de Andrade, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, danielleandrade@ifsul.edu.br

Doutora em Educação Ambiental pelo PPGEA/FURG. Mestre em Educação Física pela ESEF/UFPel. Especialista em Educação Física, Corpo e Qualidade de Vida pela ESEF/UFPel. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEF/UFPel. Docente do IFSul. Pesquisadora do grupo CEAMECIM- Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática.

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, mrafonso.ufpel@gmail.com

Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1985), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É tutora do PET (Programa Educação Tutorial) da ESEF/UFPel, desde 2018.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Como Citar

MONTIEL, F. C.; JÚNIOR, A. J. R.; ANDRADE, D. M. de; AFONSO, M. da R. . PAULO FREIRE E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSUL: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. ed.especial, p. 1020–1036, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46ied.especial.67412. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67412. Acesso em: 19 abr. 2024.