CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A FORMAÇÃO SENSÍVEL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM TRILHAS VIRTUAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76661Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a contribuição das trilhas virtuais para o estímulo dos sentidos humanos, o despertar de sentimentos e a promoção de reflexões sobre temáticas socioambientais, sob uma perspectiva estético-ambiental. Participaram do estudo nove estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande, que, após percorrerem três trilhas virtuais, preencheram um formulário online sobre sensações e sentimentos decorrentes da experiência vivida e temáticas socioambientais que emergiram durante o percurso. O corpus foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, destacam-se a possibilidade de revisitar o passado e de despertar variados sentimentos, e o potencial das trilhas virtuais para problematizar questões socioambientais.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Estético-Ambiental; Trilhas; Formação Integral; Reflexões Estético-Ambientais.
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