CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A FORMAÇÃO SENSÍVEL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM TRILHAS VIRTUAIS

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76661

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar a contribuição das trilhas virtuais para o estímulo dos sentidos humanos, o despertar de sentimentos e a promoção de reflexões sobre temáticas socioambientais, sob uma perspectiva estético-ambiental. Participaram do estudo nove estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande, que, após percorrerem três trilhas virtuais, preencheram um formulário online sobre sensações e sentimentos decorrentes da experiência vivida e temáticas socioambientais que emergiram durante o percurso. O corpus foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, destacam-se a possibilidade de revisitar o passado e de despertar variados sentimentos, e o potencial das trilhas virtuais para problematizar questões socioambientais.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Estético-Ambiental; Trilhas; Formação Integral; Reflexões Estético-Ambientais.

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Danielle Müller de Andrade, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, danielleandrade@ifsul.edu.br

Doutora em Educação Ambiental pelo PPGEA/FURG. Mestre em Educação Física pela ESEF/UFPel. Especialista em Educação Física, Corpo e Qualidade de Vida pela ESEF/UFPel. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEF/UFPel. Professora da EBTT no IFSul/CaVG e da Especialização em Esporte Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Intervenções no espaço-tempo da Educação Básica: filosofia, artes e tecnologia, ambos do IFSul/Pelotas.

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, fabianamontiel@ifsul.edu.br

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2019). - Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas, atuando nos cursos de Ensino Médio Integrado e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Patrícia da Rosa Louzada da Silva, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, patricialouzada@ifsul.edu.br

Mestre em Educação FísicaUniversidade Federal de Pelotas – UFPel.

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Publié-e

2023-12-29

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ANDRADE, D. M. de; MONTIEL, F. C.; SILVA, P. da R. L. da. CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A FORMAÇÃO SENSÍVEL NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM TRILHAS VIRTUAIS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 760–776, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76661. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76661. Acesso em: 22 déc. 2024.

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