ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE OS MOVIMENTOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E MOBILIDADE ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79215

Palavras-chave:

Mobilidade Internacional; Educação Superior; Educação; Internacionalização.

Resumo

O texto discute o cenário da produção do conhecimento acerca da internacionalização, considerando a mobilidade estudantil internacional. Para tal, foi realizado o mapeamento das produções na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de publicação entre os anos de 2017-2022, tendo como referência o conceito de estado do conhecimento definido por Morosini (2014). Os estudos encontrados tratam tanto da organização e sistematização das Universidades para o atendimento da demanda destas políticas, como também do impacto da mobilidade estudantil. É possível visualizar importantes movimentos realizados pelas instituições no âmbito da internacionalização, possibilitando diferentes experiências com a aproximação nas diferentes culturas com implicações na construção identitária dos estudantes.

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Biografia do Autor

José Antonio Bicca Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, jantonio.bicca@gmail.com

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua como bolsista de pós-doutorado CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (PPGEF/UFPel). Áreas de interesse: Formação profissional e prática pedagógica; Pedagogia universitária; Saúde coletiva e estudos socioculturais.

Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, francieleilha@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora ajunta da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Áreas de interesse: Educação Física Escolar, Trabalho Docente e questões interligadas a tais temáticas, principalmente com ênfase no Currículo, Didática e perspectivas foucaultianas.

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, mrafonso.ufpel@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Áreas de interesse: Formação profissional e prática pedagógica; políticas públicas de formação na Educação Física; Pedagogia universitária.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

RIBEIRO, J. A. B.; ILHA, F. R. da S.; AFONSO, M. da R. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE OS MOVIMENTOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E MOBILIDADE ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1016–1032, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79215. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79215. Acesso em: 22 dez. 2024.