INTERNACIONALIZAÇÃO NA ESTEIRA DA AVALIAÇÃO REGULATÓRIA DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79162

Palavras-chave:

Pós-Graduação; Avaliação; Internacionalização.

Resumo

O texto discute o processo de internacionalização como um critério avaliativo de excelência acadêmica na Pós-graduação em Educação no Brasil. Parte da premissa que educação e o desenvolvimento socioeconômico se constituem em metas e políticas na agenda da globalização e políticas neoliberais a partir das recomendações dos organismos multilaterais de financiamento. Nesse contexto, analisa os critérios avaliativos estabelecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a distinção dos Programas de Pós-graduação em Educação e regulação os critérios de excelência acadêmica. Os dados foram coletados na Plataforma Sucupira, a partir de uma abordagem analítica que demonstra a classificação dos Programas e as assimetrias regionais, havendo maior grau de internacionalização em Programas situados nas regiões Sudeste e Sul, consoante ao desenvolvimento econômico e social da região.

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Biografia do Autor

Edineide Jezine, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, edjezine@gmail.com

Pós-doutora em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias (UHLT) e a Universidade de Lisboa (UL). Doutora em Sociologia pela Universidade de Pernambuco (UFPE). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Políticas, Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior. Bolsista produtividade Pq2 (CNPq).

Wlly Annie Feitosa Barbosa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, wllyannie@hotmail.com

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) como mestrado em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Assistente em Administração da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

JEZINE, E.; BARBOSA, W. A. F. INTERNACIONALIZAÇÃO NA ESTEIRA DA AVALIAÇÃO REGULATÓRIA DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1033–1049, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79162. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79162. Acesso em: 26 set. 2024.