INTERNACIONALIZAÇÃO NA ESTEIRA DA AVALIAÇÃO REGULATÓRIA DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79162Palavras-chave:
Pós-Graduação; Avaliação; Internacionalização.Resumo
O texto discute o processo de internacionalização como um critério avaliativo de excelência acadêmica na Pós-graduação em Educação no Brasil. Parte da premissa que educação e o desenvolvimento socioeconômico se constituem em metas e políticas na agenda da globalização e políticas neoliberais a partir das recomendações dos organismos multilaterais de financiamento. Nesse contexto, analisa os critérios avaliativos estabelecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a distinção dos Programas de Pós-graduação em Educação e regulação os critérios de excelência acadêmica. Os dados foram coletados na Plataforma Sucupira, a partir de uma abordagem analítica que demonstra a classificação dos Programas e as assimetrias regionais, havendo maior grau de internacionalização em Programas situados nas regiões Sudeste e Sul, consoante ao desenvolvimento econômico e social da região.
Downloads
Referências
BARREYRO, Gladys Beatriz. A avaliação da educação superior em escala global: da acreditação aos rankings e os resultados de aprendizagem. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, vol. 23, nº 1, p. 5-22, Jan./Abr., 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000100002. Acesso em: 24 abr 2024.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria
do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2008.
BRASIL, Ministério da Educação. Plano nacional de pós-graduação [PNPG] 2011-2020. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasília, 2010, Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg-2011-2020. Acesso em: 24 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento de Área: Educação. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília, 2016. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/Educao.pdf. Acesso em: 25 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Relatório de Avaliação Quadrienal – Educação. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/20122017-educacao-relatorio-de-avaliacao-quadrienal-2017-final-pdf. Acesso em: 15 set. 2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Aprimoramento do processo de avaliação da pós-graduação. Esclarecimentos a respeito do Qualis Periódico e avaliação da produção intelectual. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasília, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em: 24 abr. 2024.
BRASIL. Grupo de Trabalho Internacionalização. Relatório e recomendações. Relatório do Grupo de Trabalho Internacionalização – DAV. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília, Ministério da Educação. 2019a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/2020-01-03-relatorio-gt-internacionalizacao-pdf. Acesso em: 16 set. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento de Área: Educação. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasília, 2019b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-pdf. Acesso em: 24 abr. 2024.
BRASIL, Ministério da Educação. História e missão. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br. Acesso em: 20 abr. 2024.
BRASIL, Ministério da Educação. Avaliação. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasília, 2020a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/avaliacao-quadrienal. Acesso em: 21 ago. 2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Qualis-periódicos. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasília, 2020b. Disponível em: https://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/qualis-periodicos-e-classificacao-de-producao-intelectual. Acesso em: 21 jul. 2023.
CARVALHO, Eliane Souza de; REAL, Giselle Cristina Martins. Internacionalização e seus reflexos na gestão da qualidade da pós-graduação em Educação. Série-Estudos, Campo Grande, v. 25, n.54, p. 223-241, 2020. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1389. Acesso em: 21 jul. 2023.
DAHLER-LARSEN, Peter. The evaluation Society. Stanford, CA: Stanford Business Books, 2011.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação ética e política em função da educação como direito público ou como mercadoria? Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 88, p. 703-725, out. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mmDFy9Sk6vHzq7R4hJxWKNk/?lang=pt. Acesso em: 25 abr. 2024.
GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. São Paulo. Ed. Unesp. 1991.
IANNI, Otavio. As Ciências Sociais na Época da Globalização, s/d. Disponível: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos. Acesso em: 07 set. 2023.
JEZINE, Edineide. O debate da temática Política de Educação Superior. In. JEZINE, Edineide; CASTELO BRANCO, U. V.; NAKAMURA, P. H. Políticas de acesso à Educação Superior e os desafios da inclusão social. João Pessoa, PB: Editora UFPB, 2015.
LIMA, Licínio C.; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; CATANI, Afrânio Mendes. O Processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a universidade nova. Avaliação, Campinas/Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 7-36, mar. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/sLRcDpTf78bbDW45wrW98Js/?lang=pt. Acesso em 25 abr. 2024.
PAIVA, Flavia Melville e BRITO, Silvia Helena Andrade de. O papel da avaliação CAPES no processo de internacionalização da Pós-Graduação em Educação no Brasil (2010-2016). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 24, n. 2, p. 493-512, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/H5Pb8KZnvZrkqHDscV5JpLy/?lang=pt. Acesso em 25 abr. 2024.
SILVA JUNIOR, João dos Reis; e KATO, Fabíola Grello. PNPG (2011-2020): certificação em massa, internacionalização e mercantilização do conhecimento. In: SILVA JUNIOR, João dos Reis; CATANI, Afrânio Mendes; CHAVES, Vera Jacob. Consequências da mundialização da universidade pública brasileira Pós-graduação, trabalho docente, profissionalização e avaliação. São Paulo: Xamã, 2012. p. 11-28.
SPRING, Joel. Como as corporações globais querem usar as escolas para moldar o homem para o mercado. Tradução de Ana Júlia Galvan. Campinas-SP: Vide Editorial, 2018.
SUCUPIRA, Newton. Antecedentes e primórdios da pós-graduação. Forum Educa. Rio de Janeiro, 4 (4): 3-18, out./dez. 1980.
THIENGO, Lara Carlette; BIANCHETTI, Lucídio. Universidade de Classe Mundial e a ideologia da excelência: tendências globais e locais. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v.9, n.1, p. 241-258, maio/ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7055. Acesso em: 25 abr. 2024.
UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Policy paper for change and development in higher education. Paris: UNESCO, 1995. Disponível em: http://specialcollections.nust.na:8080/greenstone3/library/sites/localsite/collect/unesco/index/assoc/HASH015d.dir/Policy_paper_for_change_and_development_in_higher_education.pdf;jsessionid=9AE70B336C21F5C359216569192FC642%3E. Acesso em: 25 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edineide Jezine, Wlly Annie Feitosa Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.