TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIA DE ACESSO À PÓS-GRADUAÇÃO POR MEIO DE AÇÕES AFIRMATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64404

Resumo

Trata-se de discussões acerca das trajetórias de sujeitos negros e de meios populares que acessaram e concluíram Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (nível mestrado) com o auxílio de um programa de ações afirmativas na pós-graduação, o Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford. Utilizando-se os recursos da pesquisa qualitativa, por meio da entrevista narrativa episódica e da construção de retratos sociológicos foi possível conhecer e analisar as trajetórias escolares e de vida de cinco sujeito(a)s. Para a construção de trajetórias tão longas quanto improváveis, os sujeitos investigados foram desenvolvendo e reativando suas disposições em vários espaços e momentos, contando, além do próprio desejo, com a participação da escola, das famílias e dos movimentos sociais organizados, com destaque para o Movimento Negro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Basília de Araújo, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Sabará, Minas Gerais, Brasil, marciabasiliaaraujo@gmail.com

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1996), mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2015) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é pedagoga do Instituto Federal de Minas Gerais.

Santuza Amorim da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, santuza@hotmail.com

Graduou-se em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e Licenciatura em História (PUC/MG). Possui mestrado em Educação (1997), doutorado em Educação (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado sanduíche pelo INRP (Institut Nacional de Recherche Pédagogigue). Realizou estágio de pós-doutorado na Université Paris 8 (2011/12). Atua como professora no Curso de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

ARAÚJO, M. B. de; SILVA , S. A. da. TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIA DE ACESSO À PÓS-GRADUAÇÃO POR MEIO DE AÇÕES AFIRMATIVAS. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 954–968, 2021. DOI: 10.5216/ia.v45i3.64404. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64404. Acesso em: 19 ago. 2022.