TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIA DE ACESSO À PÓS-GRADUAÇÃO POR MEIO DE AÇÕES AFIRMATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64404Resumo
Trata-se de discussões acerca das trajetórias de sujeitos negros e de meios populares que acessaram e concluíram Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (nível mestrado) com o auxílio de um programa de ações afirmativas na pós-graduação, o Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford. Utilizando-se os recursos da pesquisa qualitativa, por meio da entrevista narrativa episódica e da construção de retratos sociológicos foi possível conhecer e analisar as trajetórias escolares e de vida de cinco sujeito(a)s. Para a construção de trajetórias tão longas quanto improváveis, os sujeitos investigados foram desenvolvendo e reativando suas disposições em vários espaços e momentos, contando, além do próprio desejo, com a participação da escola, das famílias e dos movimentos sociais organizados, com destaque para o Movimento Negro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.