LA INTERNACIONALIZACIÓN A RAÍZ DE LA EVALUACIÓN REGULATORIA DE POSGRADO EN BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79162Palabras clave:
Posgrado; Evaluación; Internacionalización.Resumen
El texto discute el indicador de internacionalización como criterio de evaluación de la excelencia académica en la Educación de Posgrado en Brasil. Parte de la premisa de que la educación y el desarrollo socioeconómico son objetivos y políticas de la agenda de la globalización y de las políticas neoliberales basadas en las recomendaciones de los organismos multilaterales de financiación. En este contexto, analiza los procesos de evaluación que establecen criterios de distinción de los Programas de Posgrado en Educación y regulan los criterios de excelencia académica. Utilizando un enfoque analítico, demuestra la clasificación de los programas y las asimetrías regionales. Los datos se recogieron de la Plataforma Sucupira, que muestra un mayor grado de internacionalización en los programas localizados en el Sudeste y Sur, en consonancia con el desarrollo económico y social de la región.
Descargas
Citas
BARREYRO, Gladys Beatriz. A avaliação da educação superior em escala global: da acreditação aos rankings e os resultados de aprendizagem. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, vol. 23, nº 1, p. 5-22, Jan./Abr., 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000100002. Acesso em: 24 abr 2024.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria
do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2008.
BRASIL, Ministério da Educação. Plano nacional de pós-graduação [PNPG] 2011-2020. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasília, 2010, Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg/plano-nacional-de-pos-graduacao-pnpg-2011-2020. Acesso em: 24 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento de Área: Educação. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília, 2016. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/Educao.pdf. Acesso em: 25 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Relatório de Avaliação Quadrienal – Educação. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/20122017-educacao-relatorio-de-avaliacao-quadrienal-2017-final-pdf. Acesso em: 15 set. 2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Aprimoramento do processo de avaliação da pós-graduação. Esclarecimentos a respeito do Qualis Periódico e avaliação da produção intelectual. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasília, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/. Acesso em: 24 abr. 2024.
BRASIL. Grupo de Trabalho Internacionalização. Relatório e recomendações. Relatório do Grupo de Trabalho Internacionalização – DAV. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília, Ministério da Educação. 2019a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/2020-01-03-relatorio-gt-internacionalizacao-pdf. Acesso em: 16 set. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento de Área: Educação. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasília, 2019b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/educacao-pdf. Acesso em: 24 abr. 2024.
BRASIL, Ministério da Educação. História e missão. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br. Acesso em: 20 abr. 2024.
BRASIL, Ministério da Educação. Avaliação. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasília, 2020a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/avaliacao-quadrienal. Acesso em: 21 ago. 2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Qualis-periódicos. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasília, 2020b. Disponível em: https://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/qualis-periodicos-e-classificacao-de-producao-intelectual. Acesso em: 21 jul. 2023.
CARVALHO, Eliane Souza de; REAL, Giselle Cristina Martins. Internacionalização e seus reflexos na gestão da qualidade da pós-graduação em Educação. Série-Estudos, Campo Grande, v. 25, n.54, p. 223-241, 2020. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1389. Acesso em: 21 jul. 2023.
DAHLER-LARSEN, Peter. The evaluation Society. Stanford, CA: Stanford Business Books, 2011.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação ética e política em função da educação como direito público ou como mercadoria? Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 88, p. 703-725, out. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mmDFy9Sk6vHzq7R4hJxWKNk/?lang=pt. Acesso em: 25 abr. 2024.
GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. São Paulo. Ed. Unesp. 1991.
IANNI, Otavio. As Ciências Sociais na Época da Globalização, s/d. Disponível: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos. Acesso em: 07 set. 2023.
JEZINE, Edineide. O debate da temática Política de Educação Superior. In. JEZINE, Edineide; CASTELO BRANCO, U. V.; NAKAMURA, P. H. Políticas de acesso à Educação Superior e os desafios da inclusão social. João Pessoa, PB: Editora UFPB, 2015.
LIMA, Licínio C.; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; CATANI, Afrânio Mendes. O Processo de Bolonha, a avaliação da educação superior e algumas considerações sobre a universidade nova. Avaliação, Campinas/Sorocaba, v. 13, n. 1, p. 7-36, mar. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/sLRcDpTf78bbDW45wrW98Js/?lang=pt. Acesso em 25 abr. 2024.
PAIVA, Flavia Melville e BRITO, Silvia Helena Andrade de. O papel da avaliação CAPES no processo de internacionalização da Pós-Graduação em Educação no Brasil (2010-2016). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 24, n. 2, p. 493-512, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/H5Pb8KZnvZrkqHDscV5JpLy/?lang=pt. Acesso em 25 abr. 2024.
SILVA JUNIOR, João dos Reis; e KATO, Fabíola Grello. PNPG (2011-2020): certificação em massa, internacionalização e mercantilização do conhecimento. In: SILVA JUNIOR, João dos Reis; CATANI, Afrânio Mendes; CHAVES, Vera Jacob. Consequências da mundialização da universidade pública brasileira Pós-graduação, trabalho docente, profissionalização e avaliação. São Paulo: Xamã, 2012. p. 11-28.
SPRING, Joel. Como as corporações globais querem usar as escolas para moldar o homem para o mercado. Tradução de Ana Júlia Galvan. Campinas-SP: Vide Editorial, 2018.
SUCUPIRA, Newton. Antecedentes e primórdios da pós-graduação. Forum Educa. Rio de Janeiro, 4 (4): 3-18, out./dez. 1980.
THIENGO, Lara Carlette; BIANCHETTI, Lucídio. Universidade de Classe Mundial e a ideologia da excelência: tendências globais e locais. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v.9, n.1, p. 241-258, maio/ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7055. Acesso em: 25 abr. 2024.
UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Policy paper for change and development in higher education. Paris: UNESCO, 1995. Disponível em: http://specialcollections.nust.na:8080/greenstone3/library/sites/localsite/collect/unesco/index/assoc/HASH015d.dir/Policy_paper_for_change_and_development_in_higher_education.pdf;jsessionid=9AE70B336C21F5C359216569192FC642%3E. Acesso em: 25 abr. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Edineide Jezine, Wlly Annie Feitosa Barbosa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.