“PUBLIQUE OU PEREÇA": EFEITOS DO PRODUTIVISMO ACADÊMICO NA PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (2000-2018)

Autores

  • Matheus Estevão Ferreira da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil, matheus.estevao2@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-2059-6361

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.61514

Resumo

Neste artigo, por meio de revisão bibliográfica, investigam-se os possíveis efeitos gerados pelo produtivismo acadêmico na produção em periódicos de um Programa de Pós-Graduação em Educação. Considerou-se o estado atual da produção de pesquisa brasileira que tende a aderir ao produtivismo acadêmico e à formação do(a) pesquisador(a) em detrimento da formação do(a) professor(a) universitário(a). Delimitou-se a investigação elegendo-se, por critério aleatório, um Programa de Pós-Graduação da área de Educação e, para se medir os efeitos do produtivismo, levantou-se a produção em periódicos do corpo docente desse Programa considerando o período de 2000 a 2018. Depreendem-se, de fato, efeitos na produção do Programa, com um aumento muito significativo e que se relaciona com a assunção e política da CAPES na avaliação da pós-graduação.

Palavras-chave: Produtivismo. Pós-Graduação. Produção acadêmica.

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Publicado

2020-12-09

Como Citar

SILVA, M. E. F. da. “PUBLIQUE OU PEREÇA": EFEITOS DO PRODUTIVISMO ACADÊMICO NA PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (2000-2018). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 621–636, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i3.61514. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61514. Acesso em: 14 nov. 2024.