“PUBLIQUE OU PEREÇA": EFEITOS DO PRODUTIVISMO ACADÊMICO NA PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (2000-2018)
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.61514Résumé
Neste artigo, por meio de revisão bibliográfica, investigam-se os possíveis efeitos gerados pelo produtivismo acadêmico na produção em periódicos de um Programa de Pós-Graduação em Educação. Considerou-se o estado atual da produção de pesquisa brasileira que tende a aderir ao produtivismo acadêmico e à formação do(a) pesquisador(a) em detrimento da formação do(a) professor(a) universitário(a). Delimitou-se a investigação elegendo-se, por critério aleatório, um Programa de Pós-Graduação da área de Educação e, para se medir os efeitos do produtivismo, levantou-se a produção em periódicos do corpo docente desse Programa considerando o período de 2000 a 2018. Depreendem-se, de fato, efeitos na produção do Programa, com um aumento muito significativo e que se relaciona com a assunção e política da CAPES na avaliação da pós-graduação.
Palavras-chave: Produtivismo. Pós-Graduação. Produção acadêmica.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.