ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE OS MOVIMENTOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E MOBILIDADE ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79215Mots-clés :
Mobilidade Internacional; Educação Superior; Educação; Internacionalização.Résumé
O texto discute o cenário da produção do conhecimento acerca da internacionalização, considerando a mobilidade estudantil internacional. Para tal, foi realizado o mapeamento das produções na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de publicação entre os anos de 2017-2022, tendo como referência o conceito de estado do conhecimento definido por Morosini (2014). Os estudos encontrados tratam tanto da organização e sistematização das Universidades para o atendimento da demanda destas políticas, como também do impacto da mobilidade estudantil. É possível visualizar importantes movimentos realizados pelas instituições no âmbito da internacionalização, possibilitando diferentes experiências com a aproximação nas diferentes culturas com implicações na construção identitária dos estudantes.
Téléchargements
Références
ANDRADE, F. D. “Estudar o espanhol e ir pra Argentina me tornou um brasileiro mais latino-americano”: Lições propiciadas por um Programa de mobilidade acadêmica de formação de professores de Português e Espanhol. 2018. 141f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018.
AZEVEDO, M. L. N. A Educação Superior no Brasil em quatro gerações de reformas (1990-2020): Mercadorização, internacionalização, transnacionalização, benchmarking e “capitalismo acadêmico de plataforma”. In: CASTRO, A. M. D. A.; CABRAL-NETO, A.;
SANTOS, G. M. T. (org.). Educação superior em tempos de crise: repercussões em diferentes contextos. Curitiba: CRV, 2021. p. 59-94.
BANDEIRA, J. S. Internacionalização da Educação Superior: O Programa Ciência sem Fronteiras no curso de Engenharia Elétrica da UFPB. 2018. 141f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.
BRITO, A. C. S. Implementação dos programas de aquisição de língua estrangeira na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. 2018. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.
CIPRIANI, A.; HEIZLE, M. R. S. Internacionalização da educação superior em contextos emergentes: a produção recente em teses e dissertações no Brasil. Interações, Campo Grande, MS, v. 24, n. 2, p. 591–605, abr./jun. 2023.
FRAZATTO, B. E. “Ainda não entendo nada e por isso é muito difícil, mas vale a pena, eu acho”: internacionalização e políticas de inserção em narrativas de estudantes chineses, japoneses e sul-coreanos em uma universidade brasileira. 2023. 264p. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2023.
GATTI, B. Pesquisa em educação: metodologias quali-quantitativas Entrevista concedida a Shirley Silva. (IV Semana da Mostra de Pesquisas Cientificas da Pós-Graduação na Educação Especial). São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NXGzxZ-NYQM. Acesso em: 25 abr. 2024.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. – São Paulo: Atlas, 2008.
KNIGHT, J. Student Mobility and Internationalization: trends and tribulations. Research in Comparative and International Education, v. 7, n. 1, p. 20–33, 2012.
KNIGHT, J.; DE WIT, H. Internationalization of Higher Education: Past and Future. International Higher Education, n. 95, p. 2–4, 2018.
KNIGHT, J. An internationalization remodeled: definition, approaches and rationales. Journal of Studies in Higher Education, Sage Publications, Standford, v. 8, n. 1, p. 5-31, spring 2004.
MOROSINI, M. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista da Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015.
MOROSINI, M. C; CORTE, M. G. D. Internacionalização da Educação Superior. In: Enciclopédia da Educação Superior. MOROSINI, M. (Org.). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021.
MOROSINI, M. C; DALLA-CORTE, M. G. Teses e realidades no contexto da internacionalização da educação superior no Brasil. Revista Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 47, p. 97-120, jan/mar. 2018.
MOROSINI, M. C; NASCIMENTO, L. M. Internacionalização da Educação Superior no Brasil: A produção recente em teses e dissertações. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.33, e155071, 2017.
NASCIMENTO, M. E. M. A internacionalização do ensino superior e a formação inicial de professores: um estudo do Programa Licenciaturas Internacionais na UFRN (2010 - 2013). 2017. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
NOLETO, A. P. J. Mobilidade acadêmica internacional: narrativas de jovens egressos da PUC Goiás. 2023. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
OLIVEIRA, J. (Org.) O campo universitário no Brasil: politicas, ações e processos de reconfiguração. Campinas: Mercado das Letras, 2011. 207 p.
OLIVEIRA, L. M. R. O Programa Minas Mundi e a participação de alunos de baixa renda: o mundo é mesmo logo ali? 2022. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
PESSONI, R. A. B. Programa de Licenciaturas Internacionais: Impactos na formação de docentes para a Educação Básica. 2019. 186f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2019.
RIBEIRO, J. A. B. Experiências acadêmicas no exterior: As contribuições da mobilidade acadêmica internacional para a formação dos estudantes. 2021. 253f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.
SAMPAIO, H.; SAES, P. Internationalization of Higher Education: a balance of the literature in Brazil. In: AUPETI, S.; ESCOBAR, V. Internacionalizacion de la Educacion Superior y las ciencias en America Latina: um estado del arte. Caracas: Iesalc, 2014. p. 49-76.
SANTANA, A. P. P. V. Além do possível: participação de estudantes de camadas populares da UFV no Programa Ciência sem Fronteiras. 2021. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
SCHULTZ, J. P. Internacionalização da educação superior no Brasil: a mobilidade estudantil em uma Universidade Federal mineira. 2018. 152f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba. 2018.
SILVA, R. R. Second language identity and Study Abroad: Brazilian experiences in the Science Without Borders program. 2017. 164f. Dissertação (Mestrado em Língua e Cultura) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
SILVA, S. L.N. A formação de professores e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI): experiências de licenciandos em Letras da UFV. 2017. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2017.
SILVA, T. G. Inglês para quem? As implicações do Programa Inglês sem Fronteiras no processo de internacionalização da educação superior brasileira. 107f. Dissertação (Mestrado em Linguagens, Mídia e Arte) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2018.
TEIXEIRA, J. M. Para além das fronteiras: trajetórias, vivências e perspectivas dos estudantes PEC-G na UFOP. 2021. 147f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
VALE, L. R. N. Internacionalização da educação superior: um estudo sobre o Programa Doutorado Sanduíche no exterior (PDSE) na Universidade Federal da Paraíba. 2017. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
VILAÇA, S. L. V. Os intercambistas do Programa Minas Mundi: Perfil, motivações e experiências. 2017. 183f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minhas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés José Antonio Bicca Ribeiro, Franciele Roos da Silva Ilha, Mariângela da Rosa Afonso 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.