ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, UNIVERSIDADE E ESCOLA: A PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.65086

Résumé

O artigo tem por objetivo analisar a percepção dos discentes sobre o processo de estágio curricular supervisionado (ECS) nas licenciaturas noturnas em Educação Física (EF) e as articulações entre orientador, supervisor e estagiário, tendo como pano de fundo a universidade e a escola. A investigação foi desenvolvida em duas universidades federais situadas no extremo sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, incluindo também um estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados através de questionário misto, sendo apreciados a partir de análise descritiva e análise de conteúdo. Concluiu-se que os estagiários são auxiliados positivamente pelos orientadores, embora a presença dos mesmos não seja constante. O suporte dado ao estagiário pelos supervisores precisa ser repensado para que o momento de ECS contribua positivamente para a sua formação.

PALAVRAS-CHAVE: Estágio curricular supervisionado. Educação Física. Formação. Estagiário.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Camila Ferreira de Castro, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, camila.edufis@gmail.com

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2013) e é Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (2020) na linha de Formação Profissional e Prática Pedagógica. Atualmente é professora de Educação Física na Rede Pública Estadual do RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, formação de professores, estágio supervisionado, PIBID, práticas pedagógicas e escola.

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, mrafonso.ufpel@gmail.com

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (1985), é Mestra em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2003). Atualmente é professora titular da UFPEL, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e tutora do Programa de Educação Tutorial (PET). Tem experiência na área de Educação, Ensino Superior, Educação Física, formação de professores.

Téléchargements

Publié-e

2021-08-31

Comment citer

CASTRO, C. F. de .; AFONSO, M. da R. . ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, UNIVERSIDADE E ESCOLA: A PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 872–888, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i2.65086. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65086. Acesso em: 22 nov. 2024.