ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, UNIVERSIDADE E ESCOLA: A PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.65086Résumé
O artigo tem por objetivo analisar a percepção dos discentes sobre o processo de estágio curricular supervisionado (ECS) nas licenciaturas noturnas em Educação Física (EF) e as articulações entre orientador, supervisor e estagiário, tendo como pano de fundo a universidade e a escola. A investigação foi desenvolvida em duas universidades federais situadas no extremo sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, incluindo também um estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados através de questionário misto, sendo apreciados a partir de análise descritiva e análise de conteúdo. Concluiu-se que os estagiários são auxiliados positivamente pelos orientadores, embora a presença dos mesmos não seja constante. O suporte dado ao estagiário pelos supervisores precisa ser repensado para que o momento de ECS contribua positivamente para a sua formação.
PALAVRAS-CHAVE: Estágio curricular supervisionado. Educação Física. Formação. Estagiário.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.