EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AOS REFUGIADOS VENEZUELANOS EM MANAUS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67780Resumo
Este artigo se propõe a analisar o atendimento educacional aos refugiados em Manaus nos anos de 2017 e 2018, como parte do processo de democratização da educação brasileira, no qual o conceito de Direitos Humanos é entendido como garantia universal dos países signatários da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). O estudo é de natureza bibliográfica e documental, com bases teóricas imprescindíveis para uma compreensão consubstanciada em relação aos conceitos. Os resultados retratam a compilação dos processos, formatos e desafios no atendimento educacional aos estudantes refugiados em Manaus como parte fundamental do direito de acesso e permanência ao sistema público de ensino.
PALAVRAS-CHAVE: Democratização. Educação. Refugiados. Política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.