PROFISSÃO DOCENTE: FORMAÇÃO INICIAL E A DICOTOMIA TEORIA-PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.65148Resumo
Este artigo discute algumas enunciações dicotômicas sobre teoria e prática na formação inicial de professores que têm menos de três anos de docência. A partir de estudos sobre formação de professores e docência contemporânea, tais como os realizados por Fabris e Dal’Igna (2015), Gatti (2010), Gatti et al. (2019), García (2010), Tardif (2012), Nóvoa (1991) e Imbernón (2009), em perspectiva hipercrítica, analisa-se como a discursividade que institui a centralidade da prática docente potencializa modos dicotômicos de ver a formação e de entender a docência. O material, produzido por meio da aplicação de questionário, via Formulários Google, constitui-se de narrativas de professores em início de carreira que desenvolvem a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A analítica empreendida mostra que, embora os professores apontem um cenário de fragmentação formativa, esta é tomada como propulsora para o que chamamos de uma formação que se constitui ao longo da vida.
PALAVRAS-CHAVE: Professor Iniciante. Dicotomia Teoria-prática. Fragmentação Formativa. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.