EDUCAÇÃO DO CAMPO E PROJETOS SOCIAIS: UMA VISÃO DE INTERESSES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.65057Resumo
Este estudo se situa na investigação entre a relação dos projetos sociais desenvolvidos nas escolas campesinas por empresas do ramo agroindustrial e a perspectiva da luta de classes proposta pelo movimento de Educação do Campo. Para desenvolvê-lo, utilizamos a metodologia de caráter qualitativo pautada na análise bibliográfica. Destacamos o alcance de conquistas por parte dessa modalidade nas últimas décadas. Todavia, evidenciamos os impactos que projetos capitalistas causam nas escolas rurais. Nesse sentido, é importante que essas instituições e suas redes de ensino estabeleçam parceiras no intuito de capacitar seus educadores a instaurarem práticas de fortalecimento de uma educação que esteja voltada às necessidades camponesas.
PALAVRAS-CHAVE: Escola do Campo. Educação. Pensamento Hegemônico. Ciências Naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.