EDUCAÇÃO DO CAMPO E PROJETOS SOCIAIS: UMA VISÃO DE INTERESSES

Autores

  • Silas Cleiton Soligo Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil, silas.soligo@yahoo.com https://orcid.org/0000-0002-7397-1102
  • Leandro Carlos Ody Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil, leandro.ody@uffs.edu.br https://orcid.org/0000-0001-7785-3077

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.65057

Resumo

Este estudo se situa na investigação entre a relação dos projetos sociais desenvolvidos nas escolas campesinas por empresas do ramo agroindustrial e a perspectiva da luta de classes proposta pelo movimento de Educação do Campo. Para desenvolvê-lo, utilizamos a metodologia de caráter qualitativo pautada na análise bibliográfica. Destacamos o alcance de conquistas por parte dessa modalidade nas últimas décadas. Todavia, evidenciamos os impactos que projetos capitalistas causam nas escolas rurais. Nesse sentido, é importante que essas instituições e suas redes de ensino estabeleçam parceiras no intuito de capacitar seus educadores a instaurarem práticas de fortalecimento de uma educação que esteja voltada às necessidades camponesas.   

PALAVRAS-CHAVE: Escola do Campo. Educação. Pensamento Hegemônico. Ciências Naturais.

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Biografia do Autor

Silas Cleiton Soligo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil, silas.soligo@yahoo.com

Possui bacharelado em Agronomia pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai - IDEAU (2013). Licenciado em Educação do Campo: Ciências da Natureza pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS (2018). Mestre em Educação por esta mesma universidade (2020).

Leandro Carlos Ody , Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil, leandro.ody@uffs.edu.br

Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2001). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005). Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2015). Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Erechim nos cursos Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e no Mestrado Profissional em Educação, atuando também como coordenador adjunto desse programa.

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

Soligo, S. C., & Ody , L. C. (2021). EDUCAÇÃO DO CAMPO E PROJETOS SOCIAIS: UMA VISÃO DE INTERESSES. Revista Inter Ação, 46(2), 843–856. https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.65057