EDUCAÇÃO DO CAMPO E PROJETOS SOCIAIS: UMA VISÃO DE INTERESSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.65057

Resumo

Este estudo se situa na investigação entre a relação dos projetos sociais desenvolvidos nas escolas campesinas por empresas do ramo agroindustrial e a perspectiva da luta de classes proposta pelo movimento de Educação do Campo. Para desenvolvê-lo, utilizamos a metodologia de caráter qualitativo pautada na análise bibliográfica. Destacamos o alcance de conquistas por parte dessa modalidade nas últimas décadas. Todavia, evidenciamos os impactos que projetos capitalistas causam nas escolas rurais. Nesse sentido, é importante que essas instituições e suas redes de ensino estabeleçam parceiras no intuito de capacitar seus educadores a instaurarem práticas de fortalecimento de uma educação que esteja voltada às necessidades camponesas.   

PALAVRAS-CHAVE: Escola do Campo. Educação. Pensamento Hegemônico. Ciências Naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silas Cleiton Soligo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil, silas.soligo@yahoo.com

Possui bacharelado em Agronomia pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai - IDEAU (2013). Licenciado em Educação do Campo: Ciências da Natureza pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS (2018). Mestre em Educação por esta mesma universidade (2020).

Leandro Carlos Ody , Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil, leandro.ody@uffs.edu.br

Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2001). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005). Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2015). Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Erechim nos cursos Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e no Mestrado Profissional em Educação, atuando também como coordenador adjunto desse programa.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

SOLIGO, S. C.; ODY , L. C. EDUCAÇÃO DO CAMPO E PROJETOS SOCIAIS: UMA VISÃO DE INTERESSES. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 843–856, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i2.65057. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65057. Acesso em: 20 dez. 2024.