A SUBVENÇÃO ESCOLAR NO PARANÁ E A NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NAS ÁREAS DE IMIGRAÇÃO (1899-1938)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67767Resumo
Analisa-se a importância da subvenção escolar estadual e federal na organização da escola pública primária e nacionalização do ensino no Paraná. Os anos de 1899 a 1938 representam o período de discussões sobre a obrigatoriedade do ensino da Língua Portuguesa nas escolas subvencionadas e particulares, em função das possíveis ameaçadas provocadas pela organização escolar étnica, até a nacionalização compulsória do ensino. Havia uma disputa do espaço escolar entre o governo estadual com as comunidades étnicas e a atuação do governo federal. O método histórico orienta a análise teórico metodológica, cujas fontes são os documentos oficiais como: legislação educacional, relatórios de governo, ofícios, requerimentos, jornais de circulação regional. A História Cultural lança luz sobre o corpus documental. As fontes revelam que os recursos da subvenção escolar deveriam ser direcionados às escolas elementares, mas, também foram destinados às escolas étnicas, espaços privilegiados para a formação da infância brasileira ideal. Contudo, a organização dessas escolas ocorreu de forma negociada entre autoridades de ensino e comunidade étnica para nacionalizar a infância, mas, também dentro das possibilidades manter a identidade étnica.
PALAVRAS-CHAVE: Escolas Étnicas. Subvenção Escola. Nacionalização do Ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.