OS DIREITOS HUMANOS DAS CRIANÇAS REFUGIADAS NO BRASIL DO SÉCULO XXI: INTERFACES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67348Resumo
A presente pesquisa trata sobre a aplicação dos Regimes Internacionais nos Direitos Humanos das Crianças Refugiadas no Brasil do século XXI e suas implicações na seara educacional. Nesse diapasão, objetiva entender a consolidação e internalização dos direitos básicos educacionais visando à integração social dessas crianças. Apresenta-se, ainda, como uma pesquisa bibliográfica fundamentada na pesquisa documental da área, isto é, legislação, doutrinas e tratados internacionais. Por fim, concluiu-se que o país tem aplicado juridicamente os acordos internacionais em um aspecto formal, contudo mostra-se pouco desenvolvido no quesito das políticas públicas, da legislação unificada e da efetiva proteção desses indivíduos.
PALAVRAS-CHAVE: Refugiados. Crianças. Direitos Humanos. Educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.