DE ENCONTROS, TENSÕES E NEGOCIAÇÕES: PROCESSO ESCOLAR ENTRE IMIGRANTES E DESCENDENTES NO ‘PRATA’ (NOVA PRATA/RS, 1898 – 1929)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67962Resumo
Analisar o processo escolar que emergiu do encontro entre distintos grupos de imigrantes, no qual negociações e tensões geradas pelas diferenças estiveram presentes, bem como mapear as iniciativas públicas, privadas e confessionais, que permitiram que o nascente município contasse com escolas, é o objetivo do artigo. O recorte temporal da análise abrange o período da colonização, 1898, e se estende até 1929, quando, cinco anos após a emancipação do município do Prata, foi instituído o Grupo Escolar do Prata. A análise documental histórica mobilizou relatórios da intendência, fotografias, jornais, Livro de Tombo e correspondências. O referencial teórico foi auferido na História Cultural e História da Educação. As iniciativas escolares e o encontro de diferentes grupos no espaço de convivência, a sala de aula, produziram negociações, tensões e demandas aos professores.
PALAVRAS-CHAVE: Etnias. Imigrantes. Escolas. Diversidade Cultural.
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