DE ENCONTROS, TENSÕES E NEGOCIAÇÕES: PROCESSO ESCOLAR ENTRE IMIGRANTES E DESCENDENTES NO ‘PRATA’ (NOVA PRATA/RS, 1898 – 1929)
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67962Résumé
Analisar o processo escolar que emergiu do encontro entre distintos grupos de imigrantes, no qual negociações e tensões geradas pelas diferenças estiveram presentes, bem como mapear as iniciativas públicas, privadas e confessionais, que permitiram que o nascente município contasse com escolas, é o objetivo do artigo. O recorte temporal da análise abrange o período da colonização, 1898, e se estende até 1929, quando, cinco anos após a emancipação do município do Prata, foi instituído o Grupo Escolar do Prata. A análise documental histórica mobilizou relatórios da intendência, fotografias, jornais, Livro de Tombo e correspondências. O referencial teórico foi auferido na História Cultural e História da Educação. As iniciativas escolares e o encontro de diferentes grupos no espaço de convivência, a sala de aula, produziram negociações, tensões e demandas aos professores.
PALAVRAS-CHAVE: Etnias. Imigrantes. Escolas. Diversidade Cultural.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.